Conforme Tarapanoff (2004, 86-95):
Bibliometria é o estudo de aspectos quantitativos da produção, distribuição e uso da informação registrada. Desenvolve modelos matemáticos e medidas para esses processos e depois os utiliza para a previsão e tomada de decisão (TAGUE-SUTCLIFFE, 1992, p.1).
A Informetria deve ser vista como um estudo de aspectos quantitativos da informação sob qualquer forma, não apenas de registros bibliográficos, e a qualquer grupo social, não apenas cientistas. [...]. Utilizada primeiramente pelo Professor Otto Nackel, refere-se à mensuração de dados baseada em modelos matemáticos, tendo como objetivo a análise de todos os aspectos relacionados à armazenagem e recuperação de informações.
Segundo EGGHE & ROUSSEAU (1990), Informetria utiliza-se de instrumentos da Matemática, Física, Informática, Estatística, etc, para serem aplicados em vários campos do saber e em atividades tais como a gerência de unidades de informação, [...].
A lei de Bradford. ou lei da dispersão, concentra sua descrição na observação do comportamento repetitivo da literatura em um determinado campo do saber.
A lei de Lotka analisa a produção científica dos autores, partindo do exame do seguinte enunciado: o número de autores que produzem n trabalhos é proporcional a 1/ 1" dos autores que produzem apenas 1 trabalho.
Lei de Zipf "é comumente usada em ciências sociais, sendo conhecida como “a lei quantitativa fundamental da atividade humana”.
A primeira lei de Zipf está ligada a alta freqüência de palavras, onde é contado o número de ocorrência de cada palavra em um dado texto.
Idade da literatura expressão utilizada para descrever o declínio da representatividade de um conjunto de documentos e informações em um determinado período de tempo. Outro termo comumente utilizado, porém mal empregado para a mesma definição é “obsolescência”, pois não podemos afirmar com exatidão que um determinado artigo se tornou obsoleto. Ou seja, o simples fato de ter caído em desuso não significa que os conceitos que contêm não possuem mais validade. Nesse sentido, a expressão mais adequada para definir a perda de representatividade é a idade da literatura.
TARAPANOFF, Kira. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, 2004.
Gab. E
Esta questão aborda temáticas ligadas as Ciências da Informação.
Analisando o texto do enunciado e as alternativas, podemos destacar dois trechos que podem indicar a alternativa correta: “aspectos quantitativos" e “informação registrada".
Tanto a infometria (D) quanto a bibliometria (E) trabalham com o estudo dos aspectos quantitativos citados. Porém, a infometria aborda a informação em qualquer formato enquanto a bibliometria trabalha apenas com a informação registrada, sendo esta segunda a resposta correta.
Tanto a Lei de Lotka (B) quanto a Lei de Bradford (C) são leis da bibliometria usadas para analisar e construir indicadores de uso de registros bibliográficos. A Lei de Lotka tem como objeto de análise a produção cientifica dos autores enquanto a Lei de Bradford analisa o comportamento repetitivo da literatura de determinado campo do conhecimento.
Idade da Literatura (A) é uma expressão utilizada para explicar a diminuição de representatividade e importância de um grupo de documentos em determinada área através do tempo.
Gabarito do Professor: Letra E .