SóProvas


ID
3185572
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No âmbito do estudo de usuários, o método por meio do qual o pesquisador capta a realidade que pretende analisar, de forma espontânea e não estruturada, é a

Alternativas
Comentários
  • A OBSERVAÇÃO PODE SER ESPONTÂNEA , (NÃO ESTRUTURADA). E PARTICIPANTE (NÃO SISTEMÁTICA) E SISTEMÁTICA.

  • Segundo Baptista e Cunha (2007, p. 178-181):

    A Técnica de Delfos, uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão. Seu objetivo principal é identificar tendências. Os participantes são convidados a se expressar sobre um determinado assunto.

    Entrevista: após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não estruturada, semi-estruturada e c) estruturada.

    A observação é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:

    Espontânea não estruturada;

    Observação participante não sistemática;

    Observação sistemática.

    A análise de conteúdo é usada, desde os primórdios do século XX, para determinar a ênfase relativa ou a frequência de vários fenômenos da comunicação. Ela busca uma situação já definida a priori, utiliza um texto para demonstrar esta existência do embasamento teórico da situação analisada. Na coleta de dados, a sua fase inicial é quantitativa, com ênfase na tabulação das frequências dos termos contidos no texto. Em seguida, ela tornou-se menos rígida, sendo possível a interpretação qualitativa dos dados.

    Gab. B

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11