SóProvas


ID
3185743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considere as assertivas a seguir.


I   É necessário que o governo seja capaz de intermediar os interesses distintos e que haja harmonia nas relações entre os poderes políticos.

II   A prestação de contas de maneira transparente e a responsabilização de agentes públicos por improbidade administrativa são atos inerentes à gestão pública.


As assertivas I e II se referem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.

    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

  • Para Bresser Pereira:

    Governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.

    Accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.

     

  • I. A capacidade de harmonizar e intermediar interesses é característica do conceito de governabilidade.

    Vamos aproveitar para relembrar alguns dos conceitos de governabilidade:

    § A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes (Paludo, 2010)

    § Governabilidade corresponde ao poder que um governo possui para governar oriundo da legitimidade democrática e do apoio com que conta na sociedade civil (PDRAE, 1995)

    § Refere-se às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em uma sociedade (Matias-Pereira, 2018)

    § A governabilidade se refere às condições do ambiente político em que se efetivam as ações do sistema de governança, que podem gerar legitimidade das ações empreendidas, credibilidade e imagem pública positiva (Dias, 2017)

    II. O dever de prestar contas e a responsabilização dos agentes públicos pelos seus atos são algumas das dimensões do conceito de accountability. Conforme pontua Paludo, nas experiências de accountability quase sempre estão presentes três dimensões: informação (transparência), justificação (dever de prestar contas) e punição (responsabilização do gestor).

    Gabarito: B

  • Governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade

    Governança é a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.

    Accountability é o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.

    Pereira, Bresser.

    gab. b

  • GOVERNABILIDADE = Governar com habilidade ou capacidade Política. Estabelecer boas relações com outros partidos políticos, capacidade de agregar múltiplos interesses, são exemplos.

    ACCOUNTABILITY = Transparência, prestação de contas e punição.

    GAB: B

  • governabilidade e accountability.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos conceitos de Governança, Governabilidade e Accountability.
    Diante disso, vamos a uma breve conceituação, segundo Paludo (2017):

    Governança: Na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. Governança no setor público, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. (Paludo, 2017, p. 158).
    Governabilidade: refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser Pereira (1998) significa capacidade política de governar, “governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade". (Paludo, apud Bresser Pereira, 1998).
    Accountability: Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção". Ou seja, é a obrigação que um órgão/ entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. (Paludo, apud Ana Mota, 2006).
    Posto isso, vamos à análise de cada assertiva.

    O item I refere-se à governabilidade, que compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. O item ressaltou uma das características da governabilidade que é a relação entre os poderes.
    O item II refere-se ao accountability, que foi evidenciado por meio de duas características descritas no item, que são a responsabilização e prestação de contas de forma transparente.

    No accountability, ocorre a prestação de contas de determinada autoridade que utiliza recursos, dado que esses recursos são de terceiros, sendo o agente apenas um administrador.

    Entretanto, não basta divulgar como utilizou o dinheiro, mas é necessário que o gasto tenha ocorrido de forma responsável para que não haja responsabilização, bem como a divulgação deve ser feita de forma transparente.

    Ante o exposto, percebe-se que os itens I e II estão de acordo com os conceitos de governabilidade e de accountability, respectivamente.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 6ª Ed - Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: MÉTODO, 2017.
  • Gab. B

    Questão bem elaborada, realmente mede conhecimento!

  • Para quem confunde Governança com Governabilidade, segue uma lista de informações retiradas de diversas questões de prova.

    - A governabilidade se refere à capacidade política de governar, resultante da relação de legitimidade do Estado (e do seu Governo) com a sociedade.

    - A legitimidade democrática é um dos pressupostos da governabilidade.

    A governabilidade se refere às condições sistêmicas mais gerais, por meio das quais se dá o exercício do poder em dada sociedade, como a forma de governo, as relações entre os poderes, os sistemas partidários etc.

    - A governabilidade se refere a necessidade de que o governo seja capaz de intermediar os interesses distintos e que haja harmonia nas relações entre os poderes políticos.

    - A governabilidade tem natureza política.

    ---------------------------------

    - Governança consiste na capacidade do Governo de executar sua gestão e formular e implantar políticas públicas.

    - Governança em políticas públicas se refere aos arranjos institucionais que condicionam a forma pela qual as políticas são formuladas, implementadas e avaliadas, em benefício da sociedade.

    - A governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes).

    Capacidade financeira e gerencial do Estado de implementar políticas públicas se refere ao conceito de governança.

    Governança compreende a estrutura (administrativa, política, econômica, social, ambiental, legal e outras) posta em prática para garantir que os resultados pretendidos pelas partes interessadas sejam definidos e alcançados.

    - Governança, na Administração pública, pode ser entendida como o braço instrumental da governabilidade, envolvendo o modo como o Governo se organiza para atender às necessidades da população.

    - A governança diz respeito à capacidade governativa em sentido amplo. Está relacionada à capacidade de gestão das políticas publicas.

    A governança tem “natureza governativa / instrumental”.

    ---------------------------

    O termo governabilidade está associado às condições políticas de gestão do Estado, enquanto governança refere-se às condições administrativas de gestão do aparelho estatal.

  • Para nunca mais esquecer :

    Governabilidade: Legitimidade, PODER PARA GOVERNAR E CAPACIDADE POLÍTICA;

    Governança: Capacidade técnica , financeira e gerencial, remete-se a gerir recursos;

    Accountability: Prestação de contas.

    Bons estudos!!

  • LETRA B

  • Detesto estas questões de governabilidade x governança. Sempre me pegam...

  • Bizú para não confundir:

    GoverNANÇA - lideRANÇA

    governaBILIDADE - crediBILIDADE, legitiMIDADE.

  • Ietra B

  • Governabilidade: relação/harmonia entre poderes; equilíbrio de forças; legitimidade; capacidade de intermediar interesses distintos

  • GOVERNABILIDADE ->> Legitimidade para exercício do poder, necessitando, para tanto, de apoio do Congresso Nacional e da População

    Características da Governabilidade

    • Condições MÍNIMAS p/ exercício do Poder

    • RELAÇÃO Estado x Governo x Sociedade

    • Habilidade do Governo em:

    -> ARTICULAÇÃO POLÍTICA

    -> CONCILIAÇÃO DE INTERESSES

    --------------------------------------------------------------------------------------------------

    ACCOUNTABILITY -> Dever de prestar contas (TRANSPARÊNCIA) e possibilidade de responsabilização do gestor (CONTROLE)

    Tipos de Accountability

    VERTICAL - Cidadão x Administração Pública

    HORIZONTAL - Administração Pública X Administração Pública

    SOCIETAL - Sociedade Civil Organizada X Administração Pública

    Gabarito: B