SóProvas


ID
3185812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da análise custo-efetividade (ACE) e da análise custo-benefício (ACB), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, não é uma questão de compatibilidade e sim de relacionamento. Ou seja, elas são relacionadas com a avaliação ex-post, porém são compatíveis com as ferramentas de avaliação ex-ante. Podem ser utilizadas ferramentas dos dois tipos de avaliação ao mesmo tempo. Por exemplo, para a consecução de um projeto, é realização o orçamento que será gasto (avaliação ex-ante). Após a conclusão do projeto será verificado se o mesmo atingiu o seus objetivos (ou seja, avaliação ex-post).

  • ANÁLISE DE CUSTO BENEFÍCIO (ACB) E ANALISE DE CUSTO EFETIVIDADE (ACE)

    Análise custo-benefício (ACB) e análise custo efetividade (ACE) são metodologias que permitem realizar avaliação EX-ANTE.

    ACB é mais adequada para projetos econômicos. –

    ACE é mais adequada para projetos sociais.

    AVALIAÇÃO EX-POST – É preciso distinguir situação dos projetos que estão em andamento daqueles que já foram concluídos. – Estes projetos são avaliados para que se adote decisões qualitativas (sim ou não) e quantitativas (questão de grau). – Nos projetos em execução: – Decisão qualitativa se refere a continuar ou não com projeto, com base nos resultados obtidos até o momento. – Se sim, decisão quantitativa se refere a manter formulação original ou introduzir modificações na programação.

    Questão Cespe : Ipajam 2010 – A avaliação ex-ante não permite a analise custo beneficio , e a ex-post não distingue projetos concluídos e projetos em andamento.

    A analise de custo beneficio (ACB) pode sim ser feita antes do projeto ou programa. Assim pode ser feita avaliação ex-ante ( Preliminar).

    Alem disso, a avaliação ex-post (posterior) consegue distinguir entre outros projetos e os e os em andamento. GABARITO ERRADO.

    CESPE GESTÃO 2008 – Analise custo beneficio difere da analise custo efetividade em sua aplicação, uma vez que a primeira é utilizada quando os resultados são monetizáveis e a segunda destina-se a valorizar tanto os custos como os resultados em termos monetários.

    A ACB que é utilizada quando os custos e resultados podem ser mensurados e acompanhados monetariamente. Já a analise custo – efetividade (ACE) é mais adequada a situações em que essa mensuração monetária não é possível ou não é adequada.  GABARITO ERRADO

    .Fonte: Ernesto F. L. Amaral 

  • Questão classificada como contabilidade de custos, mas, conforme o edital, trata-se de administração pública.

  • Ex post , pra mim .
  • As análises apresentadas na questão encontram-se inseridas na fase de avaliação das políticas públicas.


    Essa etapa está relacionada à análise do grau em que uma política pública está atingindo os seus objetivos e nos possibilita decidir quanto à manutenção, encerramento ou aperfeiçoamento da política pública.


    Entretanto, para respondermos a questão em análise, nos cabe aprofundar um pouco mais a etapa de avaliação de uma política pública. A avaliação, quanto ao momento/temporalidade, pode ser realizada antes (ex ante) ou posterior (ex post) à execução de um programa. Para responder ao item apresentado, precisamos entender um pouco mais da avaliação ex ante.


    Essa avaliação contempla uma análise custo-benefício e uma análise custo-efetividade. A análise de custo-benefício considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos. Já na análise custo-efetividade uma política será viável quando proporciona maior efetividade, maior número de benefícios em face dos recursos disponíveis, ou seja, quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade.


    Sendo assim, vamos à análise das alternativas:


    A) ERRADO. A ACE é mais adequada a projetos econômicos e menos indicada para projetos sociais – a alternativa inverteu a ordem. A ACE é mais indicada para análises de projetos sociais.


    B) ERRADO. A ACB é mais adequada a projetos sociais e menos indicada para projetos econômicos – conforme explicado anteriormente, a ACE é mais indicada para projetos sociais e a ACB para projetos econômicos.


    C) ERRADO. A ACB e a ACE são incompatíveis com a avaliação ex ante – conforme explicado na introdução do comentário, a ACB e a ACE compõem a avaliação ex ante.


    D) ERRADO. A ACB é compatível com a avaliação ex ante, ao passo que a ACE é incompatível com a avaliação ex ante – conforme explicado anteriormente, as duas análises compõem a avaliação ex ante.


    E) CERTO. A ACB e a ACE são compatíveis com a avaliação ex ante – conforme explicado anteriormente, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.



    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Gabarito: E