SóProvas


ID
3185821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Uma das classificações conhecidas e utilizadas por profissionais de gerenciamento de processos de negócio define os tipos de modelagem: descritiva, analítica e executável. Em relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.


I A modelagem descritiva, de segundo nível, é rica em detalhes que tornem possível a simulação em ferramentas de automação de processos.

II A modelagem executável, de terceiro nível, apoia a construção de sistemas informatizados baseados em definições gráficas e modelos, em vez de serem gerados por códigos e linguagem de programação tradicionais.

III A modelagem analítica, de primeiro nível, é ideal para representação de processos a serem utilizados por profissionais envolvidos com a camada de negócios da organização.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NÍVEL DE PROFUNDIDADE E DETALHAMENTO DO MAPEAMENTO DO PROCESSO

    Abaixo temos os níveis tradicionais de mapeamento de processos:

    Nível 1 ou Descritivo: busca apenas alinhar o entendimento do processo entre os envolvidos, trazendo uma visão básica do processo.

    Nível 2 ou Analítico: destaca os eventos e tratamentos de exceção, fornecendo uma visão mais técnica do processo.

    Nível 3 ou Executável: detalha os serviços que serão implementados/automatizados, trazendo uma visão focada nos dados.

  • Mapeamento Descritivo: 

    -Primeiro nível ou alto nível;

    -mais utilizado, mais simples e fácil de entender, ignora exceções e detalhes do processo;

    -útil para alinhar o entendimento a respeito do funcionamento geral do processo e subsidiar discussões acerca de distribuição de responsabilidades e de melhorias imediatas.  

    Mapeamento Analítico: 

    -Nível intermediário;

    -mais detalhado, mostrando os passos, incluindo as exceções e tratamentos de erros, necessários tanto para melhorar a performance de um processo de trabalho quanto para subsidiar o desenho de um sistema informatizado pela equipe de TI.

    Mapeamento Executável: 

    -a modelagem nesse nível criaria o sistema informatizado diretamente a partir do desenho do processo de trabalho.

    -Algo como: desenhar o processo de trabalho utilizando uma notação em uma determinada ferramenta de desenho, apertar um botão e o sistema com suas telas, relatórios e bases de dados é criado!

    -Exige uma forma de mapear mais voltada para os aspectos técnicos do processo de trabalho.

    A questão trocou as definições de descritiva x analítica. A descrição de executável está ok.

  • Mesmo sem dominar o assunto consegui resolver a questão da seguinte forma:

    1° Eliminei a alternativa III pois fala sobre a (modelagem analítica e profissionais de negócios),entendo que os profissionais de negócios precisam de informações mais simplificadas e não analíticas.

    Sobrou a alternativa I e II, eliminei a I pq diz que a modelagem descritiva é rica em detalhes, quando se falar em riquezas de detalhes pense logo em algo analítico.

    obs: Uma última dica para resolver questões deste tipo é ler primeiramente apenas o significado proposto na alternativa e se perguntar a quem se refere. Desta forma, vc terá menos chances de confundir os enunciados.

    Exemplo da alternativa I, leia primeiro a partir do "é rica em detalhes..." Ai vc se pergunta, quem é rica em detalhes? É o descritivo, o analítico ou o executável?

  • Gestão de Processos é um mundo, MISERICÓRDIA :(((

  • Item I e III estão invertidos.

  • I A modelagem descritiva, de segundo nível, é rica em detalhes que tornem possível a simulação em ferramentas de automação de processos.

    Incorreto. A modelagem de processo possui três níveis distintos que variam de acordo com a finalidade: DESCRITIVO, ANALÍTICO E EXECUTÁVEL.

    A modelagem descritiva é de primeiro nível (alto nível), ocasionalmente ela ignora as exceções do processo. Ela é de fácil entendimento e muito útil no alinhamento do entendimento acerca das funcionalidades gerais.

    II A modelagem executável, de terceiro nível, apoia a construção de sistemas informatizados baseados em definições gráficas e modelos, em vez de serem gerados por códigos e linguagem de programação tradicionais.

    Correto. A modelagem executável é terceiro nível, por ela um profissional de TI criaria um sistema informatizado a partir de um simples desenho do processo.

    III A modelagem analítica, de primeiro nível, é ideal para representação de processos a serem utilizados por profissionais envolvidos com a camada de negócios da organização.

    Incorreto. A modelagem analítica é segundo nível (intermediário), é mais detalhado que o nível descritivo, aqui são tratados exceções e erros, de forma a melhorar a performance do processo e subsidiar o desenho do sistema.