SóProvas


ID
3185830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O índice de endividamento geral utilizado na análise financeira de uma empresa representa a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • No item A, concordo com a solvência de longo prazo, que é um índice de liquidez (Ativo / PC + PNC). Entendo que os índices de endividamento, em geral, são inversos aos índices de liquidez. Mas como posso deduzir a capacidade de alavancagem financeira a partir de índice geral de endividamento, dado que esse índice não considera o custo da capital de terceiro, essencial para cálculo da dessa alavancagem?

    Por isso que registrei item D.

    Alguém para explicar?

  • Endividamento Geral, ou, Participação de capitais de terceiros :

    Expressa a porcentagem que o endividamento representa sobre os recursos totais, significando, também, qual a porcentagem do ativo total financiada com recursos de terceiros. Ou seja, a Solvência de longo Prazo e Grau de Alavancagem financeira

    Gabarito A

  • Sobre a Alavancagem Financeira, retirado do PDF 2.0 do prof. Daniel Negreiros.

    Em um primeiro momento, podemos afirmar que quanto menor esse indicador, melhor para a empresa. Essa conclusão está correta e é assim que devemos nos pautar para as provas de concurso. Todavia, é imprescindível ter em mente que muitas vezes é vantajoso para a empresa aumentar a sua relação de capitais de terceiros, quando o incremento do resultado advindo dessa captação de recursos alheios superar o custo desse capital. Quando isso acontece, dizemos que a empresa está se beneficiando da Alavancagem Financeira, a qual veremos com maiores detalhes nas próximas aulas.

    Como a análise desse índice, em grande parte dos casos, é feita sob o ponto de vista estritamente financeiro, quanto maior a relação entre os Capitais de Terceiros e o Ativo Total menor a liberdade de decisões financeiras por conta dessa dependência. Além disso, uma empresa que se mantém com um endividamento alto por longos períodos acaba perdendo o poder de barganha junto às instituições financeiras, que tendem a cobrar taxas de juros cada vez mais altas, o que inviabiliza a captação de novos empréstimos, tornando a Alavancagem Financeira negativa e levando muitas vezes as empresas à falência.

  • Rossini Neto, espero poder ajudar...

    As informações para o GAF=At/PL, poderão ser obtidos a partir do EG=PE/At. Vejamos:

    At= 100 (ativo total)

    PE= 60 (passivo exigível = PC+PNC) ====> PL= A-P, PL= 100-60 PL=40

    Se do total do Ativo é 100 e 40 é Capital próprio, então 60 é Capital de terceiros.

    Portanto, Endividamento Geral fornece informações tanto sobre Solvência quanto sobre GAF.

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário do prof. Ricardo Haase (Tec Concursos) no YouTube (16:41s):

    https://www.youtube.com/watch?v=qhtSHAZCMGk&list=PLX-4skTGVrWUqMdMTwPxAXDHV_f0apNef&index=6&t=918s

  • "O Índice de Endividamento pode medir o grau de alavancagem de uma empresa, ou seja, se a instituição está usando recursos de terceiros ou recursos dos proprietários em excesso, indicando qual a real capacidade de pagamento de juros, imobilização dos ativos, etc. " (infomoney)