SóProvas


ID
3186070
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da definição de documentos de arquivos, Schellenberg (2006) dispõe que "se analisarmos os elementos destacados nas definições dos arquivistas dos diversos países, veremos que se relacionam tanto a fatores concretos (tangible) como os fatores abstratos (intangible)".

Tendo como base o entendimento do autor acerca dos elementos tangible e intangible definidores dos documentos de arquivos para os arquivistas, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Comentando o erro da alternativa A.

    Fatores ligados à localização de produção, bem como o local de sua conservação não é essencial para a caracterização de um material de arquivo. O que é essencial é a sua relação orgânica, a atividade e função que gerou o documento e a obediência ao princípio arquivístico da proveniência.

    A questão também pode ser respondida pelo Art. 2º da Lei 8159/91:

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos

    PS: fatores abstratos, como a geografia institucional onde a documentação foi produzida, geralmente estão relacionados ao Plano de Classificação que utiliza o critério geográfico para ordenação e arquivamento.

  • incorreta: A

    a alternativa expõe o conceito de fatores tangíveis/concretos: Forma, Fonte e Local do arquivo.

    a natureza abstrata/intangível está relacionada com a "razão da acumulação" e o "valor da preservação"