SóProvas


ID
3187033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo a agentes físicos e biológicos e seus riscos à saúde no ambiente de trabalho.


O trauma acústico consiste na diminuição gradual da acuidade auditiva neurossensorial devido à exposição continuada em níveis elevados de pressão sonora, lesando o órgão espiral de Corti.

Alternativas
Comentários
  • A PAIRO, também conhecida como Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional, é uma doença laboral que provoca a diminuição gradual da audição, sendo decorrente da exposição contínua a altos níveis de ruído e pressão sonora em ambientes de trabalho.

    Um dos grandes fatores complicadores dessa doença é o fato do trabalhador não sentir a perda auditiva de forma repentina. Isso significa que, ao longo do tempo, com a prolongada exposição aos ruídos de alta frequência, a audição vai se tornando cada vez menos eficiente

    Essa redução da capacidade auditiva se dá pela destruição de células ciliadas, existentes no interior dos ouvidos e que são responsáveis pelo envio da informação sonora para o cérebro. Com as excessivas oscilações causadas por ruídos recorrentes de alta frequência, ocorre a destruição dessas células ciliadase o começo da perda auditiva.

    Trauma acústico é um dano causado no ouvido provocado por ruído repentino e potente como por exemplo o de uma explosão que pode provocar danos no tímpano e consequentemente perda de audição do tipo condutiva.