-
"...Ao ser examinado pelo profissional competente, ficou por um tempo sem conseguir responder aos questionamentos (o que tem acontecido em algumas situações).."
O Mutismo seletivo é caracterizado por fracasso constante para falar em situações sociais nas quais existe expectativa para que ele fale, mesmo que o individuo fale em outras situações.
A perturbação é com frequência marcada por intensa ansiedade social.
-
Como que vai desconsiderar o MUTISMO sendo que ele não fala. VamoS considerar sim :D
GABARITO: ERRADO.
-
Mutismo seletivo () ou Mutismo eletivo () é um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, mas em que o indivíduo consegue falar em outras. Geralmente envolve pessoas tímidas, introvertidas e ansiosas, esse transtorno começa quando a pessoa ainda é criança, geralmente falam apenas com algum ou ambos pais e animais, algumas vezes também com algumas pessoas da família, mas não falam com a maioria das pessoas (como professores, médicos, dentistas, outros familiares e desconhecidos). A frequência não varia muito com o , mas é mais comum em meninas. Em adultos é mais comum que sejam diagnosticados com .
-
-
COMENTÁRIOS: Para o diagnóstico, devemos considerar todo o contexto e possibilidades. O Mutismo seletivo ou Mutismo eletivo é um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, mas em que o indivíduo consegue falar em outras. Geralmente envolve pessoas tímidas, introvertidas e ansiosas, esse transtorno começa quando a pessoa ainda é criança, geralmente falam apenas com algum ou ambos pais e animais, algumas vezes também com algumas pessoas da família, mas não falam com a maioria das pessoas (como professores, médicos, dentistas, outros familiares e desconhecidos).
Gabarito: Errado.
-
Segundo o DSM V o Mutismo Seletivo é comum em crianças que se recusam a falar na presença de parentes de 2º grau ou estranhos. E os sintomas seguem: Timidez excessiva, isolamento e retraimento.
Não parece que o Servidor apresente informações suficientes para fechar tal diagnóstico.