SóProvas


ID
3187153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um servidor público de 30 anos de idade entrou com pedido de licença médica por apresentar certa sintomatologia. Ao ser examinado pelo profissional competente, ficou por um tempo sem conseguir responder aos questionamentos (o que tem acontecido em algumas situações) e, logo depois, afirmou ter medo e ansiedade marcantes ao sair de casa sozinho, decorrentes de pensamentos delirantes, além de ter, constantemente, emoções negativas, inclusive raiva de si mesmo por não conseguir controlar esses sintomas.


Considerando esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

Sintomas de mutismo seletivo, como os demonstrados pelo servidor, são desconsiderados no diagnóstico do transtorno de ansiedade

Alternativas
Comentários
  • "...Ao ser examinado pelo profissional competente, ficou por um tempo sem conseguir responder aos questionamentos (o que tem acontecido em algumas situações).."

    O Mutismo seletivo é caracterizado por fracasso constante para falar em situações sociais nas quais existe expectativa para que ele fale, mesmo que o individuo fale em outras situações.

    A perturbação é com frequência marcada por intensa ansiedade social.

  • Como que vai desconsiderar o MUTISMO sendo que ele não fala. VamoS considerar sim :D

    GABARITO: ERRADO.

  • Mutismo seletivo () ou Mutismo eletivo () é um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, mas em que o indivíduo consegue falar em outras. Geralmente envolve pessoas tímidas, introvertidas e ansiosas, esse transtorno começa quando a pessoa ainda é criança, geralmente falam apenas com algum ou ambos pais e animais, algumas vezes também com algumas pessoas da família, mas não falam com a maioria das pessoas (como professores, médicos, dentistas, outros familiares e desconhecidos). A frequência não varia muito com o , mas é mais comum em meninas. Em adultos é mais comum que sejam diagnosticados com .

  • COMENTÁRIOS: Para o diagnóstico, devemos considerar todo o contexto e possibilidades. O Mutismo seletivo ou Mutismo eletivo é um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, mas em que o indivíduo consegue falar em outras. Geralmente envolve pessoas tímidas, introvertidas e ansiosas, esse transtorno começa quando a pessoa ainda é criança, geralmente falam apenas com algum ou ambos pais e animais, algumas vezes também com algumas pessoas da família, mas não falam com a maioria das pessoas (como professores, médicos, dentistas, outros familiares e desconhecidos).

     

    Gabarito: Errado. 

  • Segundo o DSM V o Mutismo Seletivo é comum em crianças que se recusam a falar na presença de parentes de 2º grau ou estranhos. E os sintomas seguem: Timidez excessiva, isolamento e retraimento.

    Não parece que o Servidor apresente informações suficientes para fechar tal diagnóstico.