SóProvas


ID
3187183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à psicologia da saúde e à atuação do psicólogo nessa área, julgue o item que se segue.


A reabilitação e a diminuição da prevalência de enfermidades, do seu período de duração e das sequelas da doença constituem objetivos primordiais da promoção de saúde

Alternativas
Comentários
  • ERRADO:

    O erro da questão foi em afirmar que a REABILITAÇÃO está dentro das ações de promoção de saúde. Na verdade, as ações que visam a reabilitação estão dentro das Ações de Recuperação: esse grupo de ações envolve o diagnóstico e o tratamento de doenças, acidentes e danos de toda natureza, a limitação da invalidez e a reabilitação.

    Assim, ainda podemos dividir estratégias de Prevenção em 3 níveis:

    primário

    1. aqui temos ações que visam a prevenção de doenças. Logo, está intimamente ligada ao conceito de promoção.

    secundário

    1. estratégias para tratar quadros inicias de alguma enfermidade. Aqui se espera evitar o pior.

    terciário

    1. Ações voltadas para enfermidades em estágio avançado: reabilitação (é o que o questão nos pede)

    Por fim, vale esclarecer o que são Ações de Promoção: estão relacionadas com o conceito de saúde ampliada, logo, são mais abranges que ações preventivas. Aqui podemos falar em educação em saúde, o que, por sua vez, envolve uma gama de conceitos relacionados com estratégias e promoção e manutenção de saúde.

  • A questão coloca vários termos antes de colocar a casca de banana que é a palavra "promoção". Nessa eu não caí rsrs.. promoção e atenção primária está voltada a vários tipos de doenças, é geral, não específico.

    A reabilitação relaciona-se com atenção secundária.

  • Podemos dividir a questão em duas partes, caso fiquemos em dúvida. Peguemos o trecho ''a diminuição da prevalência de enfermidades, do seu período de duração e das sequelas da doença constitui objetivo primordial da promoção de saúde''. ERRADO. Não se trata de promoção, mas sim de prevenção. De acordo com o comentário da professora, ''a prevenção pretende diminuir a incidência de enfermidades e a diminuição da prevalência, mediante o encurtamento do período de duração da doença ou a diminuição das sequelas e complicações da doença''. Por sua vez, ''a promoção não se dirige a uma determinada doença, mas serve para aumentar a saúde e o bem-estar geral''.