SóProvas


ID
3187273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da proteção integral, do acolhimento institucional e dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, bem como de aspectos diversos ligados a esse tema, julgue o item subsecutivo.


A relação entre transgressões aos direitos da criança e os níveis socioeconômico e de escolaridade da família é amplamente divulgada e bem documentada, independentemente de classe social.

Alternativas
Comentários
  • Azevedo e Guerra referem-se às  conseqüências da desigualdade social e da pobreza que teriam como resultado a  produção social de crianças vitimadas pela fome, por ausência de abrigo ou por morar em habitações precárias, por falta de escolas, por doenças contagiosas, por inexistência de saneamento básico.  Essa situação de vulnerabilidade é denominada vitimação de crianças,  sendo que “a questão principal que consolida o argumento da vitimação é seu caráter desencadeador da agressão física ou sexual contra crianças, tendo em conta que a cornificação da pobreza da família contribui para a precarização e deterioração de suas relações afetivas e parentais. Nesse sentido, pequenos espaços, pouca ou nenhuma privacidade, falta de alimentos e problemas econômicos acabam gerando situações estressantes que, direta ou indiretamente, acarretam danos ao desenvolvimento infantil.

    Não há que se falar em independência da classe social.

    O direito à convivência familiar e comunitária : os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil / Enid Rocha Andrade da Silva (Coord.). Brasília : IPEA/CONANDA, 2004. 416 p.: il.


    GABARITO: ERRADO
  • Ser rico ou ter diploma não é prerrequisito para garantir direitos às crianças