Analisando as alternativas:
a) Ao Gerente de Portfólios compete garantir que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e que o portfólio seja consistente e alinhado às estratégias organizacionais.
b) Ao Gerente Funcional compete administrar os processos do seu Departamento.
c) Ao Gerente de Programas compete administrar um grupo de projetos relacionados de modo coordenado, para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
d) O patrocinador apoia o projeto perante os demais stakeholders.
e) O EGP é o centro de expertise em projetos, e cabe a ele a padronização de processos de governança de projetos, a definição de funções de apoio ao gerenciamento de um projeto e, se for o caso, a responsabilidade pelo gerenciamento real de um ou mais projetos (no caso do EGP Diretivo).
Resposta certa, alternativa e).
PMOs podem assumir outras funções além da responsabilidade de definir processos e metodologias — como, por exemplo, participar da gestão estratégica do trabalho, quer como facilitador ou como responsável pelos processos de gestão de portfólio de projetos.
Entre as funções do Project Management Office pode-se incluir o monitoramento de relatórios sobre projetos e de portfólios em andamento, repassando o progresso para que a gestão de topo tome decisões estratégicas sobre quais projetos continuar e quais cancelar.
As funções primárias executadas pelo PMO são:
-> serviços de gerenciamento da entrega do projeto;
-> gerenciamento de cronograma, custos e escopo;
-> comunicações;
-> gerenciamento de recursos;
-> integração do projeto;
-> gerenciamento de riscos;
-> serviços de padrões, metodologias e processos;
-> definição de metodologia;
-> desenvolvimento e melhoria de processos;
-> definição de métricas;
-> serviços de governança e gerenciamento de desempenho;
-> relatório de desempenho;
-> distribuição de informações;
-> escalada de problemas.
Já o grau de controle e influência que os PMOs têm sobre os projetos depende do tipo de estrutura da empresa. Assim, ele pode servir de suporte, com um papel consultivo, de controle — ao exigir o cumprimento de um projeto, por exemplo — e diretivo, ao assumir a própria gestão dos projetos.
Fonte: https://www.projectbuilder.com.br/blog/project-management-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/