SóProvas


ID
3188302
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Dadas as afirmativas acerca dos objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com as normas de auditoria (NBC TA 200 R1),


I. Os mandatos de auditoria para auditoria de demonstrações contábeis de entidade do setor público podem ser mais detalhados do que os de outras entidades.


II. É inadequada a manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria, pois o auditor incorrerá no aumento dos riscos quanto à generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria.


III. O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido à fraude ou erro.


verifica-se que está(ão) correta(s)  

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200 (R1) – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA

    I) CERTO

    Considerações específicas para auditoria no setor público

    A13. Os mandatos de auditoria para auditoria de demonstrações contábeis de entidade do setor público podem ser mais detalhados do que os de outras entidades. Como resultado, a premissa relativa às responsabilidades da administração sobre a qual é conduzida a auditoria das demonstrações contábeis do setor público pode incluir responsabilidades adicionais, tais como a responsabilidade pela execução de transações e eventos em conformidade com a legislação, regulamentação ou outra autoridade . 

    II) ERRADO

    Ceticismo profissional 

    [...]

    A21. A manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria é necessária, por exemplo, para que o auditor reduza os riscos de:

    • ignorar circunstâncias não usuais;

    • generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria;

    • uso inadequado de premissas ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria e ao avaliar os resultados destes. 

    III) CERTO

    Limitação inerente da auditoria

    A47. O auditor não é obrigado e não pode reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, não pode obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro. Isso porque uma auditoria tem limitações inerentes, e, como resultado, a maior parte das evidências de auditoria que propiciam ao auditor obter suas conclusões e nas quais baseia a sua opinião são persuasivas ao invés de conclusivas. [...]

    Letra D