a) O nome da fortificação foi escolhido em homenagem ao
ERRADA. A escolha do nome da fortificação coube a Luiz Pereira de Mello e Cáceres, governador de Mato Grosso durante 17 anos (1772-1789), em homenagem ao primogênito de D. Maria I, D. José II, príncipe da Beira, uma cidade em Portugal.
b) A descoberta de ouro às margens do rio Coxipó-Mirim
ERRADA. Em 1718 uma grande jazida de ouro é descoberta no rio Coxipó-Mirim, afluente do rio Cuiabá, pelo bandeirante Pascoal Moreira Cabral, que funda ali, em 1719, o arraial de Cuiabá. O ciclo de prosperidade econômica em Vila Bela foi originado pela descoberta de jazidas auríferas no rio Galera motivados por mineradores cuiabanos e paulistas.
c) A região guaporense, em Mato Grosso,
ERRADA. A região guaporense, em Mato Grosso, desenvolveu-se por meio de uma sociedade mercantilista e escravocrata, constituída por uma elite militar, religiosa e de funcionários da administração pública, de sertanistas, faiscadores de ouro, comerciantes, pequenos fazendeiros e donos de engenho.
d) No século XVIII, com o declínio do ciclo do ouro, o Real Forte da Beira foi convertido em quartel de vigilância e depois, em presídio.
CORRETA. Devido a pouca importância militar após a sua inauguração em 1783 , acordos entre portugueses e espanhóis e o declínio acentuado do ciclo do ouro no vale do Guaporé, o forte passou de quartel de vigilância e combate para presídio do governo imperial brasileiro e, posteriormente, do republicano.
e) As minas e lavras encontradas em Mato Grosso ao longo da primeira metade do século XVIII
ERRADA. As minas e lavras encontradas em Mato Grosso ao longo da primeira metade do século XVIII eram de fácil extração, o que dificultava a exploração era a distância da região aurífera com o núcleo urbano, os ataques de índios e os caminhos fluviais cheios de obstáculos.
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1037069