SóProvas


ID
3188941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Admitindo o consumo unicamente dos bens x e y, assinale a opção correta, a respeito dos efeitos renda e substituição, de acordo com a teoria clássica do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Eis a explicação:

    a) verdadeira, já que o efeito renda tem relação com a variação da renda real (poder aquisitivo ou capacidade de compra) do consumidor de acordo com o preço do bem.

    Assim, se o preço do bem sobe, seu poder de compra em relação a esse bem diminui e vice-versa, ou seja, se o preço cai o seu poder de compra aumenta. 

    Pode acontecer uma queda na renda, como vemos na pandemia do covid-19, e se o preço desse bem se mantiver constante, o poder de compra cai.Já a curva de rendimentos é representada na curva de Engel, aquela que mostra a relação entre renda e consumo.  

    b) falsa, já que tanto o efeito renda quanto o efeito substituição afetam a curva de indiferença. 

    c) falsa. Embora essa seja uma tendência, se os bens são substitutos perfeitos, a curva de indiferença é linear, essa reta pode ser igual à restrição orçamentária. Assim, o consumidor pode usar sua utilidade com qualquer combinação. Por exemplo pode usar toda a sua renda no bem x, ou toda sua renda no bem y, ou ainda, metade da renda em cada um.

    d) falsa, já que a mencionada função utilidade é a função dos substitutos perfeitos, como exemplificado na alternativa c.

    e) falsa, já que a utilidade gerada por cada bem influencia fortemente no equilíbrio de mercado.

    Fonte: Prof. Manuel Pinon

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria do Consumidor, especialmente os efeitos Renda e Substituição.

    Vamos às alternativas!

    A) Correta. Se houver uma redução no preço de um bem normal, por exemplo, teremos um aumento no consumo causado pelo efeito substituição (ES)  e pelo efeito renda (ER).

    O efeito substituição mostra o comportamento do consumidor pela substituição de um bem por outro, mas mantendo o mesmo nível de utilidade.

    Já o efeito renda decorre do deslocamento da curva de rendimento do consumidor. A curva de rendimento é chamada também de "curva de Engel". Esta curva demonstra uma relação entre a quantidade consumida e a renda do consumidor.

    Assim, se o preço de um bem normal cai, o consumidor possuirá "mais renda" e, ao ter mais renda, aumenta o consumo do bem nas mesmas proporções indicadas pela curva de Engel.

    B) Incorreta. O efeito substituição mostra o comportamento do consumidor pela substituição de um bem por outro, mas mantendo o mesmo nível de utilidade. A análise do ES, portanto, ocorre na mesma curva de indiferença anterior (já que o nível de utilidade é o mesmo).

    No entanto, para isolar o ES, é necessário traçar reta orçamentária imaginária, de forma que possamos analisar como o ES impacta no comportamento do consumidor quando mantemos a mesma utilidade.

    Mas esta é uma análise apenas para fins didáticos, o efeito total (causado pelo ES e pelo ER) é o alcance da curva de indiferença mais alta pelo consumidor.

    C) Incorreta. Se os bens forem substitutos perfeitos, a sua curva de indiferença será uma reta. Se o consumidor consumirá apenas um dos bens dependerá da posição desta reta.

    Se a curva de indiferença possui apenas um ponto que tangencia a reta orçamentária, aí teremos a situação na qual o consumidor consome apenas um dos bens, a chamada "solução de canto".

    No entanto, pode ser que a curva de indiferença mais alta esteja completamente sobreposta à reta orçamentária. Neste caso, o consumidor pode escolher consumir apenas um dos bens, dividir seu consumo igualmente entre os dois ou numa proporção que lhe agrade mais (70/30 60/40, etc...).

    Ou seja, não temos como afirmar o que aconteceria. Depende da interação entre curva de indiferença e reta orçamentária.

    D) Incorreta. A função U = x + y representa uma função utilidade para bens substitutos perfeitos. Como vimos na alternativa anterior, o equilíbrio dependerá da interação entre a curva de indiferença e a reta orçamentária.

    E) Incorreta. O equilíbrio de mercado na teoria do consumidor ocorre quando Umg1/Umg2 = p1/p2.

    Portanto, são os preços RELATIVOS (p1/p2) que determinam o equilíbrio de mercado (não é a relação absoluta, mas sim a relativa).


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Apesar da explicação da colega, vou colaborar.

    A curva de rendimento desta questão se refere à Curva de Engel, que descreve o comportamento do consumidor individual frente ao aumento da própria renda. Logo, quanto maior for a renda do agente, mais para cima e para direita estará o ponto de escolha ótima (tudo mais constante), uma vez que a reta de restrição orçamentária estará mais para cima, bem como a curva de utilidade (bem estar) estará mais para cima. Como a curva de rendimentos é formada a partir dos pontos de tangência entre as curvas de restrição orçamentária e de utilidade, logo com a variação da renda, haverá deslocamentos ao longo da curva.