SóProvas


ID
318895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de toxicologia e de riscos
ocupacionais.

Os gases classificados como irritantes primários e de ação sobre os brônquios caracterizam-se por apresentar alta solubilidade em água e ação sistêmica sobre o organismo, porém com foco principal nos pulmões.

Alternativas
Comentários
  • Fisiologicamente, do ponto de vista de sua ação sobre o organismo, os gases e vapores podem ser classificados em: irritantes, anestésicos e asfixiantes. Embora se saiba que um mesmo agente químico pode ser, simultaneamente, irritante, anestésico e asfixiante, o seu enquadramento em apenas um desses grupos considera o maior efeito nocivo. A seguir, são apresentadas as seguintes definições:

    Irritantes primários – são aquelas substâncias que concentram sua ação irritante ao organismo.

    - ação sobre as vias respiratórias superiores de substâncias de alta solubilidade em água, localizando sua ação sobre as vias respiratórias superiores (ex.ácido sulfúrico,amônia e soda cáustica);

    ação sobre os brônquios de substâncias com moderada solubilidade em água que, quando inaladas, penetram mais profundamente no sistema respiratório concentrando seu ataque nos brônquios (ex.: anidrido sulfuroso e cloro);

    ação sobre os pulmões – substâncias que apresentam baixa solubilidade em água, alcançando os alvéolos pulmonares (ex.: ozônio, óxidos nitrosos e fosgênio).

    - irritantes atípicos – são substâncias que, apesar da baixa solubilidade ocasionam ação irritante também nas vias respiratórias, (ex.: acroleína e gases lacrimogênios).

    Irritantes secundários – são aquelas substâncias que, apesar de possuírem efeito irritante, têm uma ação tóxica generalizada sobre o organismo (ex.: gás sulfrídico).



    Irritantes primários com ação nos pulmões ou brônquios são os de baixa ou moderada solubilidade, e não os de alta solubilidade.

    Portanto, está errada!

  • Adicionalmente, complementando a explicacão do colega. O outro erro da questão está em relação a dizer que a ação é sistêmica, uma vez que os irritantes primários se diferenciam dos secundários por terem APENAS ação LOCAL.

  • se atinge a parte interna, como os órgãos, de forma sistêmica, é secundário!