SóProvas


ID
3188959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando um monopolista maximizador de lucro que possua duas fábricas com a mesma função de custos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Já exclui de cara as alternativas "D" e "E", por serem peremptórias.

    Sobre a alternativa "A" - já que os custos marginais são crescentes, quanto mais se concentra a produção em uma única fábrica, maiores serão seus custos, logo, é preferível que a produção seja dividida por mais de uma fábrica, evitando aumentos excessivos de custos.

    Sobre a alternativa "B" - custos marginais constantes, se concentrar em uma única fábrica ou dividi-la entre várias, isso não altera os custos marginais, logo, a quantidade de fábrica é irrelevante, podendo escolher com quantas atuará. (ALTERNATIVA CORRETA).

    Sobre a alternativa "C" - como os custos marginais são decrescentes, quanto mais se concentra a produção em uma única fábrica, menores serão os custos, logo, é preferível que haja uma única fábrica.

  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado.

    Vamos às alternativas!

    A) Incorreta. Se os custos marginais forem crescentes, isso significa que quanto mais nós produzirmos, maior vai ser o custo total. E quanto mais produzirmos, a unidade adicional vai ficando mais e mais cara.

    Se o monopolista escolher produzir numa única fábrica, ele irá concentrar toda a sua produção em uma fábrica que possui custos crescentes, ou seja, ele estará pressionando ainda mais os seus fatores de produção e aumentando ainda mais os custos. Além do seu custo marginal ser crescente, seu custo total será muito alto.

    O melhor seria dividir a produção nas duas fábricas. Fazendo assim, cada fábrica produzirá apenas uma parte da produção total e isso pressionará menos os fatores de produção de cada fábrica. Aí, os custos marginais continuam crescentes, mas o custo total não será tão alto, pois as fábricas dividem a carga produtiva (e então não haverá pressão demasiada no custo).

    B) Correta. Se os custos marginais forem constantes, tanto faz como ele irá produzir. Concentrar tudo numa única fábrica ou dividir a produção de forma igualitária ou não em nada afetará o custo total.

    C) Incorreta.  Aqui é o contrário da alternativa A. Se os custos marginais são decrescentes, vale a pena concentrar tudo numa única fábrica, pois quanto mais produzirmos nessa única fábrica, menos pressão sobre os custos teremos.

    D) Incorreta. Tudo dependerá de qual é o comportamento dos custos.

    E) Incorreta. Isso depende do comportamento dos custos.


    Gabarito do Professor: Letra B.