SóProvas


ID
3189361
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O roteador é um equipamento comumente empregado na implementação de redes. De acordo com Kurose e Ross (2013), uma visão de alto nível da arquitetura de um roteador genérico é composta por:

Alternativas
Comentários
  • A resposta se encontra nas p. 235-236 da 6ª ed. de "Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down".

    "Quatro componentes de um roteador podem ser identificados:

    Portas de entrada. A porta de entrada tem diversas funções. Ela realiza as funções de camada física (a caixa mais à esquerda da porta de entrada e a caixa mais à direita da porta de saída na Figura 4.6) de terminar um enlace físico de entrada em um roteador. Executa também as de camada de enlace (representadas pelas caixas do meio nas portas de entrada e de saída) necessárias para interoperar com as funções da camada de enlace do outro lado do enlace de entrada. Talvez mais importante, a função de exame também é realizada na porta de entrada; isso ocorrerá na caixa mais à direita da porta de entrada. É aqui que a tabela de repasse é consultada para determinar a porta de saída do roteador à qual um pacote que chega será repassado por meio do elemento de comutação. Pacotes de controle (por exemplo, pacotes carregando informações de protocolo de roteamento) são repassados de uma porta de entrada até o processador de roteamento. Note que o termo porta aqui — referindo-se às interfaces físicas de entrada e saída do roteador — é distintamente diferente das portas de software associadas a aplicações de rede e sockets, discutidos nos Capítulos 2 e 3.

    Elemento de comutação. O elemento de comutação conecta as portas de entrada do roteador às suas portas de saída. Ele está integralmente contido no interior do roteador — uma rede dentro de um roteador da rede!

    Portas de saída. Uma porta de saída armazena os pacotes que foram repassados a ela através do elemento de comutação e, então, os transmite até o enlace de saída, realizando as funções necessárias da camada de enlace e da camada física. Quando um enlace é bidirecional (isto é, carrega um tráfego em ambas as direções), uma porta de saída para o enlace será emparelhada com a porta de entrada para esse enlace na mesma placa de linha (uma placa de circuito impresso contendo uma ou mais portas de entrada, e que está conectada ao elemento de comutação).

    Processador de roteamento. O processador de roteamento executa os protocolos de roteamento (que estudaremos na Seção 4.6), mantém as tabelas de roteamento e as informações de estado do enlace, e calcula a tabela de repasse para o roteador. Ele também realiza funções de gerenciamento de rede, que estudaremos no Capítulo 9."

    Gabarito: C