SóProvas


ID
3189556
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Decreto nº 1.171 de 1994, inciso IX.


Com relação aos princípios da moral e da ética profissional tratados no Decreto nº 1.171, de 1994, assinale a alternativa que está de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede a alternativa que está de acordo com o texto !

    A) Causar dano aos bens públicos é ofender a todos os homens inteligentes e de boa vontade. -->

    "causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los."

    Note que "homens inteligentes" é diferente de "homens que dedicaram sua inteligência".

    B) Destratar um servidor público, direta ou indiretamente, significa causar-lhe dano moral. -->

    "Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral."

    Perceba que no texto ele deu uma expressão mais abrangente "pessoa que paga seus tributos", se referindo ao CIDADÃO principalmente, NÃO ao servidor público que é o responsável pelo atendimento.

    C) Deteriorar o bem público, por descuido ou má vontade, configura uma contravenção penal civil. --> Na verdade, isso se configura um crime de acordo com o Código Penal.

    Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento

    Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:

    Pena - reclusão, de 1 a 4 anos, se o fato não constitui crime mais grave.

    D) Destratar um usuário do serviço público é faltar com o senso de dever e de moral para com o cidadão. --> Notem que esta é a que mais acompanha a ideia centra do texto. o Mesmo trecho que coloquei na alternativa B confirma a ideia desta alternativa.

    Lembrando que Ética é a teoria e Moral é a prática.

    E) A integridade do servidor público está diretamente relacionada à prática da cortesia, boa vontade, do cuidado e da dedicação ao trabalho. -->

    integridade = dignidade, honra

    Não vejo essa alternativa como completamente errada, mas sim fora do que o enunciado pede. Nesse trecho do texto vemos uma ideia diferente da que foi afirmada por esta alternativa "A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina.". Logo não acompanhou 100% a ideia do texto como a alternativa D.