SóProvas


ID
3189778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras é denominada departamentalização por

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização funcional é aquela que cria áreas especializadas a partir do agrupamento de funções ou atividades semelhantes, sendo assim, todos os especialistas em determinada função ficam reunidos.

    Nesse tipo de departamentalização, há introversão, isto é, ela foca em si mesma, sendo indicada para ambientes estáveis, de poucas mudanças, com desempenho continuado e tarefas repetitivas.

    Rafael Ravazolo

    A) CORRETA,

  • Esquema

    Ambientes ESTÁVEIS: Linear/Departamentalização Funcional (gabarito da questão) e Por processos/Linha-staff

    Ambientes DINÂMICOS/NÃO ESTÁVEIS: Dep. por Produtos e serviços/Clientes/Geográfica

    Ps.: a meu ver, a questão possui dois gabaritos.

    Gabarito: A

  • A resposta não poderia ser processos?

  • A estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.

    A estrutura por produtos/serviços é indicada para circunstâncias ambientais instáveis e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto/serviço.

    O agrupamento por processo é interessante quando os produtos ou a tecnologia utilizada são estáveis e duradouros.

    Fonte: Chiavenato

  • CARLOS FELIPE, não pode ser por processos porque esse tipo está ligado a arranjos e estratégias que são orientados por produto ou sofrem muita influência da tecnologia e são ambientes onerosos e/ou complexos. Exemplo são as industrias que produzem 1 tipo de produto e toda a sua cadeia produtiva é organizada para produzir esse produto, suas máquinas são arranjadas todas para esse processo. Esse não é um ambiente estável, pois está em constante funcionamento e qualquer interrupção pode ocasionar prejuízos elevados e qualquer problema demanda uma solução imediata e ágil. Apesar de que no exemplo eu falei de apenas 1 produto, não é assim na realidade o que deixa claro que é um ambiente com bastante dinamismo e pressão por metas e resultados com controle intenso.

  • Importante saber que

    departamentalização por funções= departamentalização funcional

  • a) funções.

     

    Correto. Vejam o que diz Chiavenato (2004, p. 210) sobre esse tipo de departamentalização:

    “Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. (...) A divisão do trabalho faz com que a organização se departamentalize de acordo com o critério de semelhança de funções, em atividades agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.” (grifos nossos)

    Segundo Chiavenato (2004, p. 218) a departamentalização por processos acontece quando:

    “A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e disposição racional do equipamento utilizado. “

  • Segundo CHIAVENATO (2011), Departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em casa órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação. Existem diversos tipos de departamentalização, para RENNÓ (2015) os principais são:

    Funcional - As áreas de uma empresa são agrupadas de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística. Essa departamentalização facilita a utilização da capacidade técnica das pessoas, é indicada para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Esse modelo de departamentalização é o gabarito da questão em análise.

    Por Produtos - As áreas da empresa são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Nessa temática, as organizações seriam divididas em: setores de alimentos, bebidas, limpeza, eletrônico etc. Esse modelo é indicado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto/serviço são bastante diferentes.

    Por clientes ou Clientela - Esse modelo ocorre quando a empresa possui clientes com necessidades muito diferentes ou que justifique um atendimento diferenciado. Por exemplo: gerência de clientes “classe A", gerência de clientes Pessoa Jurídica, gerência de clientes “classes B e C" etc.

    Por Processos - Nessa departamentalização, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave da empresa. É um modelo muito utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia. Esse modelo possui uma desvantagem por ter pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnologia grande ou de necessidade de mudança de processo. São exemplos: setor de pintura, setor de montagem, setor de fabricação etc.

    Por Projetos - Esse modelo é recomendado para empresas que focam suas atividades em projetos de grande porte ou de longa duração. Essa departamentalização é temporária, pois todo projeto possui prazo para ser finalizado, caso contrário, não é um projeto. São exemplos dessa departamentalização: estaleiros navais, fábricas de aviões, empresas de construção civil etc.

    Portanto, para ambientes estáveis, com poucas mudanças e tarefas rotineiras, a departamentalização recomendada é a Funcional. Sendo assim, o gabarito da questão é a letra “A".  

    Gabarito do professor: LETRA “A".

    FONTES:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Não entendi a diferença entre a Funcional e a por Processos nessa questão. Alguém poderia ajudar?

  • Porque não poderia ser departamentalização por processos?

  • A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

    *Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

    *Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

    A departamentalização por fases do processo ou processamento ou ainda equipamento, é utilizada quase que restritamente a aplicações nos níveis mais baixos da estrutura organizacional (nível operacional) das empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas ou de operações.

    A estrutura por fases do processo representa a influência da tecnologia utilizada pela empresa em sua estrutura organizacional. O agrupamento na departamentalização por processo é adequado quando tanto os produtos como a tecnologia aplicada, são estáveis e duradouras.

    *Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.

    *Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim.

  • Respondendo a dúvida dos colegas abaixo sobre não ser a alternativa "d" a resposta. Confesso a vocês que fiquei entre ela e a alternativa "a" funcional e achei melhor ir na funcional. Pois bem segue explicação:

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO

    Nesse tipo, as ativo e os recursos são agrupados em torno de processos chaves específicos da empresa. Em um montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e de montagem. Dessa maneira, dividimos o trabalho de acordo com as atividades principais que ocorrem dentro de uma organização. Assim sendo, os profissionais encarregados de cada processo estariam localizados nos setores responsáveis por eles.

    Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo.

    O maior problema desse tipo de departamentalização é a pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnológica grande ou necessidade de mudança dos processos.

    Ou seja, ao contrário da departamentalização funcional, está sim sujeita a mudanças.

    Fonte: Rodrigo Rennó, administração geral para concursos.

    GABA a

  • A Assertiva descreve a Departamentalização por processos!

  • Respondendo a dúvida dos colegas abaixo sobre não ser a alternativa "d" a resposta. Confesso a vocês que fiquei entre ela e a alternativa "a" funcional e achei melhor ir na funcional. Pois bem segue explicação:

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO

    Nesse tipo, as ativo e os recursos são agrupados em torno de processos chaves específicos da empresa. Em um montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e de montagem. Dessa maneira, dividimos o trabalho de acordo com as atividades principais que ocorrem dentro de uma organização. Assim sendo, os profissionais encarregados de cada processo estariam localizados nos setores responsáveis por eles.

    Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo.

    O maior problema desse tipo de departamentalização é a pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnológica grande ou necessidade de mudança dos processos.

    Ou seja, ao contrário da departamentalização funcional, está sim sujeita a mudanças.

    Fonte: Rodrigo Rennó, administração geral para concursos.

    GABA a

  • Fico satisfeito em saber que não errei sozinho. rs

  • Funcional -> ambientes estáveis;

    por processo -> ambientes instáveis

  • Mais alguém respondeu processos por ser o foco do critério Funcional (especialização)? Considerando o ambiente estático...

    Pois o Divisional (coordenação) foca nos resultados.

    Alguém quer explicar onde errei no raciocínio?