SóProvas


ID
3189835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A auditoria em um ente público foi realizada com a aplicação de todas as normas e procedimentos adequados. Foram obtidas as comprovações suficientes para que o auditor responsável fundamentasse a sua opinião de que os eventos, as transações e os atos de gestão examinados estavam em pouca conformidade com a legislação e com as normas específicas. Além disso, as demonstrações contábeis não representavam adequadamente nem a posição orçamentária, a contábil, a financeira nem a patrimonial do ente auditado.

Nesse caso, o auditor deverá elaborar um relatório

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Resumo:

    Distorção relevante, mas não genérica = Opinião com ressalvas, independente se há ou não evidências.

    Distorção relevante, mas genérica = Depende se há evidências ou não:

    O que define o gabarito da questão é o trecho: "Além disso, as demonstrações contábeis não representavam adequadamente nem a posição orçamentária, a contábil, a financeira nem a patrimonial do ente auditado."

    Assim, a inconformidade está espalhada. Logo, a distorção encontrada é relevante e genérica.

    a) ERRADO. pois a distorção encontrada é genérica.

    b) ERRADO, pois foram encontradas as evidências.

    c) GABARITO

    d) e e) nada a ver com nada. Nem existem esses termos.

  • Para mim, o que ajuda a resolver esse tipo de questão é a generalidade ou não dos efeitos da distorção relevante.

    Não generalizou: Com ressalva (Não ligue para as evidências)

    Generalizou: Ligue para as evidências

    Com evidências: (Como auditor, pense que o negócio tá todo desandado e ainda por cima vc tem provas disso! Discorde então) - Opinião adversa.

    Sem evidências: (Como auditor, "tire o seu da reta" rsrs... vc não tem provas) - Abstenha-se de opinar!

    Bons estudos!

  • GAB: LETRA C

    Fonte: NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL – NAGs Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro

    http://www.controlepublico.org.br/files/Proposta-de-Anteprojeto-NAGs_24-11.pdf

    ítem 4707 ao 4707.4.5.2 do PDF contém todos os tipos de relatórios de auditoria governamental.

    4707 – Os relatórios de auditoria governamental podem ser classificados:

    [...]

    4707.4 – Quanto à natureza da opinião do profissional de auditoria governamental:

    4707.4.1 – Relatório sem ressalvas, limpo ou pleno: relato indicando que o profissional de auditoria governamental está convencido de que os eventos, as transações e demais atos de gestão pública examinados foram realizados consoante legislação e normas específicas, que os registros e demonstrações contábeis representam adequadamente a posição orçamentária, contábil,financeira e patrimonial do ente auditado.

    4707.4.2 – Relatório com ressalvas: relato emitido quando o profissional de auditoria governamental conclui que o efeito de qualquer discordância ou dúvida quanto a um ou mais elementos específicos que sejam relevantes, assim como a restrição na extensão ou limitação ao escopo de um trabalho, não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.

    4707.4.3 – Relatório adverso: relato emitido quando o profissional de auditoria governamental conclui que os eventos, as transações e demais atos de gestão pública examinados não estão em conformidade com a legislação e as normas específicas no que for pertinente, que registros ou demonstrações contábeis não representam adequadamente a posição orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do ente auditado.

  • NAG (IRB/2011)

    4707.4.3 – Relatório adverso: relato emitido quando o profissional de auditoria

    governamental conclui que os eventos, as transações e demais atos de gestão

    pública examinados não estão em conformidade com a legislação e as normas

    específicas no que for pertinente, que registros ou demonstrações contábeis não

    representam adequadamente a posição orçamentária, contábil, financeira e

    patrimonial do ente auditado, ou que o desempenho da gestão ou os resultados

    produzidos pelas ações governamentais não estão compatíveis com as metas e

    indicadores planejados, ou, ainda, quando julgar que as informações colhidas estão

    incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilitem a emissão do

    parecer com ressalva.

  • De acordo com o enunciado é possível identificar que o candidato precisa demonstrar conhecimento quanto à natureza da opinião do profissional de auditoria governamental apresentada nas Normas de Auditoria Governamental - NAGs: Aplicáveis ao Controle Externo. Vejamos as alternativas:


    A) com ressalvas.

    Errado. O conjunto das informações sobre o assunto objeto da ressalva deve permitir aos usuários claro entendimento de sua natureza e de seus efeitos em relação aos eventos, às transações e demais atos examinados, aos registros e demonstrações contábeis, à posição orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do ente auditado, e ao desempenho da gestão e resultados produzidos pelas ações governamentais.

    B) com abstenção de opinião.
    Errado. Um relatório com abstenção de opinião é um relato em que o profissional de auditoria governamental deixa de emitir uma opinião sobre os eventos, as transações e demais atos de gestão pública examinados, os registros e demonstrações contábeis, o desempenho da gestão ou os resultados produzidos pelas ações governamentais, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

    C) adverso.
    Correto. Um relatório adverso é emitido quando o profissional de auditoria governamental conclui que os eventos, as transações e demais atos de gestão pública examinados não estão em conformidade com a legislação e as normas específicas no que for pertinente, que registros ou demonstrações contábeis não representam adequadamente a posição orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do ente auditado, ou que o desempenho da gestão ou os resultados produzidos pelas ações governamentais não estão compatíveis comas metas e indicadores planejados, ou, ainda, quando julgar que as informações colhidas estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilitem a emissão do parecer com ressalva.

    D) de revisão limitada.
    Errado. O relatório de revisão limitada refere-se à abrangência da auditoria e é um relato que descreve analiticamente os trabalhos elaborados pelo profissional de auditoria governamental, sem aplicação de todas as suas normas e procedimentos.

    E) de natureza especial.
    Errado. O relatório de natureza especial refere-se à abrangência da auditoria e é um relato de trabalhos executados pelos profissionais de auditoria governamental relativos a denúncias, apuração defraudes e desvios, reavaliações de ativos, levantamentos e avaliações patrimoniais para efeito de desestatização, fusão, incorporação, cisão ou extinção de empresas estatais, entre outros.


    Gabarito do professor: Letra C.