-
Memória Virtual
Já esse método permite que programas sejam executados mesmo que estejam apenas parcialmente carregados na memória principal.
Partições fixas e Partições variáveis: As principais diferenças são o tamanho e a localização das partições que variam conforme os processos entram e saem da memória nas partições variáveis, enquanto que nas partições fixas os parâmetros são fixos. Nas trocas de processos quando deixam muitos espaços vazios na memória, há a possibilidade aglutiná-los em único espaço contíguo de memória, movendo-os o máximo possível para os endereços mais baixos. Técnica denominada compactação de memória. No entanto não é muito utilizada pelo tempo de processamento necessário considerado alto. Algo que deve ser dado uma devida importância é a quantidade de memória que deve ser alocada a um processo, quando for criado ou trazido do disco para memória. Se o processo possuir tamanho fixo, inalterável, então o processo de alocação torna-se simples: o sistema operacional alocará o espaço necessário. No entanto, na área de dados que o processo puder crescer, é alocado uma área temporária denominada (heap). Se houver espaço disponível ao processo, ele poderá ser alocado a esse determinado processo. Quando os processos puderem ter duas área de expansão, a área de dados sendo usada como área temporária (heap) para variáveis dinamicamente alocadas e liberadas, e uma área de pilha para variáveis locais e para endereços de retorno.
-
GAB: E
(...) a segmentação normalmente é visível ao programador e é fornecida como uma conveniência para organizar programas e dados e como um meio de associar atributos de privilégio e proteção com instruções e dados. A segmentação permite que o programador veja a memória como consistindo em múltiplos espaços ou segmentos de endereço. Os segmentos têm tamanho variável, realmente dinâmico. Normalmente, o programador ou o SO atribuirá programas e dados a diferentes segmentos.
Fonte: Willian Stallings 8a. ED. pág: 233
-
"c) O programador
não precisa estar ciente de que há segmentação. "
Já programei muito na minha vida, mas sequer fui informado de que havia segmentação ou não implementada no gerenciador de memória do computador que usei!
Mais uma para guardar!
-
Não sei para vocês, mas essa é a questão que você deve marcar a "MAIS CERTA", seguindo o que está sempre explicito nas literaturas sobre o assunto...
Portanto, qualquer lugar que você pesquisar sobre segmentação irá dizer que os tamanhos não são fixos
-
Bom, concordo com os amigos.
Lendo a questão, chegando ao item "C" pensei, ok, é isso mesmo, porém chegando ao item "E" conclui. Bom, agora fiquei em duvida no C pq o E eu tenho certeza que esta certo. Ora! pela duvida e pela certeza optei pelo Item "E", que é descrito sempre em qq conceito de segmentação.
Obs: em relação ao Item C, talvez o prgramador precise sim estar citente que há segmentação, PORÉM, isso já é feito pela linguagem utilizada. Ou seja, o programador deve ter a ciencia da segmentação porém as linguagens atuais fazem este meio de campo para ele. Enfim, não sei se o raciocinio é correto, mas é um mistério a desvendar este item. :)
-
Reparem que as alternativas D) e E) são ambíguas, portanto só pode ser uma destas possíveis, só há uma alternativa correta.
Segmentação é um tipo de memória virtual onde os blocos de memória alocados não tem tamanho fixo. Já no tipo "paginação" de memória virtual, os blocos de memória alocados tem tamanho fixo.
Alternativa correta é a E) .
Não existe isso de meio certa. Existe alternativa incompleta, que está ERRADA.
sobre a alternativa C) isso não é uma verdade universal, a depender da aplicação que esteja desenvolvendo ou manipuando é importante saber desta informação sim, em nehum lugar dos livros de Sistemas Operacionais isso é mencionado. Que "o programador não precisa estar ciente de que há segmentação". Errado né gente.
Alternativa correta E)
-
Memória virtual por Segmentação
- O espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos de tamanhos diferentes chamados segmentos;
- Facilidade em lidar com estruturas de dados dinâmicas;
- Apenas os segmentos referenciados são transferidos da memória secundária para a memória principal.
- Existe o problema de fragmentação eterna;
- A proteção da memória é mais simples de ser implementada do que sistema com paginação;
- É mais simples o compartilhamento de memória do que na paginação;
Alternativa: E