-
Custos irrecuperáveis são irrelevantes para decisões futuras, seja em partes seja no todo.
Essa situação pode ser melhor compreendida quando por exemplo, compramos entrada para assistir ao filme (melhor exemplo), transcorrido alguns minutos do filme você percebe que não era aquilo que você esperava. Nesse caso, mesmo que decida por continuar a assisti-lo, ou ir embora, o custo é irrecuperável. Assim, quando a decisão de continuar a investir é baseada nos investimentos passados temos o Efeito custos perdidos.
A ancoragem ocorre quando uma pessoa no processo decisório se vale de um valor de referência (âncora) para escolher um determinado rumo de ação.
Por exemplo, na compra de um carro novo, o comprador pode ancorar seu julgamento na lista de preços do veículo e mentalmente ajustar este valor para descontos que eventualmente podem ser concedidos Os ajustamentos partindo das “âncoras iniciais” são geralmente insuficientes e levam a vieses das estimativas de valor
-
LETRA B
Armadilhas psicológicas na tomada de decisão
A) A ancoragem é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe.
B) O custo irrecuperável é a tendência de fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.
C) A evidência confirmadora é a tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam.
D) O excesso de confiança é a tendência de confiar demais na precisão de suas previsões, o que pode levar a falhas no julgamento e na avaliação de decisões.
-
-
· A ancoragem é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe.
· A perpetuação do status quo é a tendência a favorecer alternativas que perpetuem a manutenção da situação existente.
· O custo irrecuperável é a tendência de fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.
· A evidência confirmadora é a tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam.
· A lembrança é a tendência a valorizar os acontecimentos que estão presentes na memória.
· O excesso de confiança é a tendência de confiar demais na precisão de suas previsões, o que pode levar a falhas no julgamento e na avaliação de decisões.
· A prudência é a tendência de fazer estimativas e projeções muito seguras e conservadoras.
-
A previsão retrospectiva é a tendência a superestimar a previsão do resultado final após o evento ter ocorrido.
-
GAB B
Armadilhas psicológicas na tomada de decisão
- Ancoragem: A ancoragem é uma armadilha psicológica que nos leva a dar um peso desproporcional à primeira informação que recebemos.
- Status Quo: O Status Quo é a tendência à buscar manter-se com as mesmas escolhas. Essa armadilha psicológica vem de uma necessidade que temos de nos proteger de possíveis riscos futuros de uma nova escolha.
- Custo irrecuperável: É a tendência de repetir os mesmos erros do passado com a intenção de justificá-los.
- Confirmação de Evidencia: A confirmação de evidência ocorre quando buscamos informações que embasem nossos preconceitos. Essa tendência vem da nossa necessidade de nos sentirmos mais seguros e embasados acerca dos nossos posicionamentos.
- Excesso de autoconfiança: Essa tendência é a de se superestimar e não levar em consideração outros fatores envolvidos em uma escolha.
- Prudência: Algumas vezes é importante saber arriscar e o excesso de prudência pode nos fazer perder grandes oportunidades.
- Rechamada: Esta armadilha é a tendência que temos a dar muito valor aos acontecimentos dramáticos que ouvimos, imaginando que a probabilidade que eles aconteçam novamente seja muito maior do que realmente é.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
GABARITO: LETRA B
Segundo Sobral (2008):
“Ancoragem: é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe. Essas impressões iniciais, atuam como âncora no julgamento do tomador de decisão, mesmo que essas informações sejam irrelevantes para a decisão.
Perpetuação do status quo: tendência a favorecer alternativas que perpetuem a continuidade e evitem a mudança.
Custo Irreparável: tendência de fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.
Evidência confirmadora: tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam.
Formulação do Problema: consiste no enquadramento e na estruturação do problema ou da oportunidade. No entanto, o modo como a situação é formulada pode influencia profundamente as escolhas feitas. É conhecido também como efeito de enquadramento ou framing.
Excesso de Confiança: tendência de confiar demais na precisão de suas previsões, o que pode levar a falhas no julgamento e na avaliação de decisões.
Lembrança: tendência a valorizar os acontecimentos que estão presentes na memória.
Prudência: tendência de fazer estimativas e projeções muito seguras e conservadoras."
FONTE: Sobral, apud Hammond e Raiffa.
-
O que dar na cabeça do cara criar um negócio desse? É teoria pra tudo que não define nada.