SóProvas


ID
3190396
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A evolução da disciplina de Administração Pública pode ser compreendida por intermédio do estudo de seus períodos paradigmáticos.

O conceito de governo onde predomina a ideia de que governar é administrar corresponde ao paradigma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "B"

    "[...]Esta primeira fase é marcada fortemente pela ideia de racionalização, baseada especialmente nos teóricos da chamada Escola Clássica - Taylor, Eayol, Willoughby e Gulick. Artigos e editoriais da Revista do Serviço Público faziam referência constante a esses autores, neste período. O próprio DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) - criado cm 1938 para ser "o braço administrativo" do governo Getúlio Vargas - tinha na racionalização e no treinamento técnico sua grande orientação. Para cumprir esta tarefa, o DASP iniciou um movimento de profissionalização do funcionalismo público, implantando um sistema de ingresso competitivo e critérios de promoção por merecimento. Centralizou, ainda, as atividades relacionadas a pessoal, materiais, orçamento, organização e métodos.

    O conceito de governo predominante na época era o de que "governar é administrar", ignorando o componente político e reforçando a ideia de identidade de interesses, também influencia da Escola Clássica. A aplicação desses conceitos na Administração Pública era facilitada, ainda, pelo caráter prescritivo do emergente campo de Administração.[...]"

    Fonte: Os paradigmas da administração pública no Brasil (1900-92) Tania Margaret Mezzomo Keinert. Professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos e Pesquisadora do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo (CEAPG), Mestre e Doutoranda na EAESP/FGV. conceito retirado, pela professora, da Revista do Serviço Público. Editorial. RSP, ano I, v. 3, n. 2, agosto 1938.

  • GABARITO: LETRA B

    gerencialismo foi o modelo adotado nas últimas décadas para gerir a máquina pública brasileiras.

  • Gabarito:

    B) Administração pública burocrática

  • sobre new public management:

    Desde o século XIX, propõe-se assemelhar a Administração Pública à empresa privada. Anunciada muitas vezes durante décadas – poucas vezes efetivada – essa ideia espalhou-se com uma nova e promissora modalidade de gestão pública nas últimas décadas do século XX. O New Public Management (NPM) apresentou-se com o objetivo primordial de fazer a Administração Pública operar como uma empresa privada e, assim, adquirir eficiência, reduzir custos e obter maior eficácia na prestação de serviços.

    Como ideologia, o NPM recuperou ideais do liberalismo clássico, sobretudo a redução do escopo e do tamanho do Estado e a inserção do espírito e dos mecanismos de mercado no governo. Nesse sentido, a Administração Pública deveria apenas direcionar os serviços, e não executá-los diretamente. Havia uma preferência por terceirizar e contratar fora. Por meio de vários provedores privados, poder-se-iam usar os benefícios da competição entre eles, evitando monopólios e permitindo maior flexibilidade na gestão ( OS BORNE e GAEBLER, 1995 ).

    Ao pretender uma orientação mercadológica, propunha-se mais competição, descentralização e privatização, com maior poder para os gestores dos serviços. Ao governo, caberia executar funções que lhe seriam exclusivas e inapropriadas à execução ou ao controle por mecanismos de mercado ( OSBORNE, 2010 ; DENHARDT, 2012 ; KETTL, 2000). Os servidores públicos desempenhariam as atividades-fim do Estado com maior eficiência, assumindo o papel de prestadores de serviço. Os cidadãos seriam vistos como clientes e usuários dos serviços públicos, em vez de meros recipientes da ação do Estado. O governo concentraria seus esforços nas suas atividades essenciais e exclusivas, direcionando e garantindo o suprimento das necessidades básicas (e direitos) da sociedade por meio de transferências para o setor privado e o terceiro setor. Por princípio, a Administração Pública desempenha algumas atividades melhor que as empresas e vice-versa ( OSBORNE e GAEBLER, 1995 ).

    O NPM viria a apresentar uma abordagem gerencial distinta, ten-do focos no cliente, no gestor, no resultado e no desempenho.

    fonte: escrito por Paulo Roberto de Mendonça Motta (Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação

    Getulio Vargas – Rio de Janeiro – RJ, Brasil)

    vale a pena conferir!

  • A questão indicada está relacionada com a Administração Pública.

    Administração Pública:

    A Administração Pública no Brasil evoluiu por três modelos básicos: administração pública patrimonialista, administração pública burocrática e administração pública gerencial. 
    - Administração Pública Patrimonialista

    Nesse modelo, "o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas" (CHIAVENATO, 2018). 
    - Administração Pública Burocrática:

    Os princípios orientadores de seu desenvolvimento são: a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo. 
    - Administração Pública Gerencial:

    A Administração Pública Gerencial está relacionada com: "a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade; a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para atingir os objetivos contratados; e o controle ou cobrança a posteriori dos resultados" (CHIAVENATO, 2018). 
    A) ERRADO, uma vez que a Nova Administração Pública (NAP) foi incorporada no Brasil como Administração Pública gerencial. A NAP está relacionada com a redução ou remoção das diferenças entre o setor privado e público. Salienta-se que o principal objetivo da Nova Gestão Pública (NGP) "é tornar as práticas mais eficientes e obter 'valor por dinheiro', realizando mudanças organizacionais e de gestão para alcançar uma utilização mais eficiente de recursos" (MATIAS-PEREIRA, 2018). 
    B) CERTO, pois na administração burocrática predomina a ideia de que governar é administrar. Conforme indicado por Chiavenato (2018), na administração burocrática "o Estado se limitava a manter a ordem, a administrar a justiça e a garantir os contratos e a propriedade". 

    C) ERRADO, já que a tradução de New Public Management é nova gestão pública. 

    D) ERRADO, já que no Estado de bem-estar social ou Welfare State prevalecia-se o entendimento de o Estado ficava encarregado de proporcionar uma gama de serviços à população, como saúde, educação, habitação, entre outros (CHIAVENATO, 2018). 
    E) ERRADO, pois o gerencialismo é originado do modelo de Nova Gestão Pública 

    Referências:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 5 ed. Barueri: Manole, 2018.
    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

    Gabarito: B
  • Não sei vocês, mas eu achei essa questão muito problemátia. Não me surpreende vindo da FGV. Tinha que ser anulada. 

  • Gabarito letra B

    Resolvi fazendo essa relação:

    O conceito de governo onde predomina a ideia de que governar é administrar corresponde ao paradigma:

    No patrimonialismo, o soberano entendia que: eu sou o governo, os bens do governo também são meus.

    Na burocracia, o chefe de estado entende que: eu estou no governo, portanto, é minha função administrar o patrimônio público, que pertence ao povo e não a mim.

  • O Brasil experimentou a industrialização e um grande desenvolvimento econômico entre 1930 e 1980. É o período da estratégia nacional-desenvolvimentista iniciada por Getúlio Vargas e retomada, depois de uma crise nos anos 1960, pelos militares no poder. Em todo esse período, a burocracia pública desempenhou papel-chave, sempre associada à burguesia industrial.

    Primeira Fase: o Estado Administrativo (1930-45)

    Este período inicia-se com a Revolução de 30, que lança as bases do Estado Administrativo no Brasil, dando início à estruturação e expansão estatal. Isto criou uma demanda por capacidade de gestão que, aliada ao grande fascínio exercido pela emergente ciência da Administração, criou condições para que se igualassem as necessidades da Administração Pública àquelas da Administração Empresarial.

    Esta primeira fase é marcada fortemente pela ideia de racionalização, baseada especialmente nos teóricos da chamada Escola Clássica - Taylor, Eayol, Willoughby e Gulick. Artigos e editoriais da Revista do Serviço Público faziam referência constante a esses autores, neste período. O próprio DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público) - criado cm 1938 para ser "o braço administrativo" do governo Getúlio Vargas - tinha na racionalização e no treinamento técnico sua grande orientação. Para cumprir esta tarefa, o DASP iniciou um movimento de profissionalização do funcionalismo público, implantando um sistema de ingresso competitivo e critérios de promoção por merecimento. Centralizou, ainda, as atividades relacionadas a pessoal, materiais, orçamento, organização e métodos.

    O conceito de governo predominante na época era o de que "governar é administrar", ignorando o componente político e reforçando a ideia de identidade de interesses, também influencia da Escola Clássica. A aplicação desses conceitos na Administração Pública era facilitada, ainda, pelo caráter prescritivo do emergente campo de Administração.

    Cabe salientar, por fim, um fato curioso. Nesta primeira fase, foi o DASP - um órgão público - o laboratório da produção e divulgação do conhecimento administrativo. A Revista do Serviço Público, editada a partir de 1937, foi, pelo menos por um decênio, a única publicação especializada em Administração no Brasil.10 Foi somente a partir de 1944, com a criação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) -formada a partir do ideário e da absorção de técnicos do DASP - que uma organização de direito privado começa a dedicar-se ao estudo da Administração.

  • Letra B

    Para quem gosta de eliminação:

    As letras A, C e E se anulam, pois são a mesma coisa. Restam a B e D. Como a D não diz respeito a um período paradigmático, resta a alternativa B.

  • LETRA B

    A) ERRADO, uma vez que a Nova Administração Pública (NAP) foi incorporada no Brasil como Administração Pública gerencial. A NAP está relacionada com a redução ou remoção das diferenças entre o setor privado e público. Salienta-se que o principal objetivo da Nova Gestão Pública (NGP) "é tornar as práticas mais eficientes e obter 'valor por dinheiro', realizando mudanças organizacionais e de gestão para alcançar uma utilização mais eficiente de recursos" (MATIAS-PEREIRA, 2018). 

    B) CERTO, pois na administração burocrática predomina a ideia de que governar é administrar. Conforme indicado por Chiavenato (2018), na administração burocrática "o Estado se limitava a manter a ordem, a administrar a justiça e a garantir os contratos e a propriedade". 

    C) ERRADO, já que a tradução de New Public Management é nova gestão pública. 

    D) ERRADO, já que no Estado de bem-estar social ou Welfare State prevalecia-se o entendimento de o Estado ficava encarregado de proporcionar uma gama de serviços à população, como saúde, educação, habitação, entre outros (CHIAVENATO, 2018). 

    E) ERRADO, pois o gerencialismo é originado do modelo de Nova Gestão Pública 

  • B) CERTO, pois na administração burocrática predomina a ideia de que governar é administrar. Conforme indicado por Chiavenato (2018), na administração burocrática "o Estado se limitava a manter a ordem, a administrar a justiça e a garantir os contratos e a propriedade"

  • O básico, existe três períodos paradigmáticos:

    1º PATRIMONIALISMO, corrupção e nepotismo até o talo;

    2º BUROCRÁTICO, formalismo, papelada, procedimento pra fazer tudo;

    3º GERENCIALISMO, jeito moderno de fazer as coisas, dinâmico, igual nas empresas privadas, tem que ter resultado e todo mundo pode opinar desde que melhore as coisas, no governo, dentro da legalidade.

    A) nova gestão pública Gestão? lembra de gerencialismo

    B) administração pública burocrática logicamente, ficou essa, que tem tudo a ver com administração...

    C) new public management inglês enferrujado, mas já vi esse management ligado ao gerencialismo

    D) estado do bem-estar social bem-estar social? tá de brincadeira

    E) gerencialismo gerencialismo=gerencialismo