SóProvas


ID
3191140
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Backup é um mecanismo simples, mas de grande importância em qualquer esquema de segurança computacional. Na verdade, quando todos os outros mecanismos falham, o backup pode ser a solução. O recomendado é estabelecer uma agenda de backup, mesclando diferentes estratégias de backup, a fim de otimizar o tempo e os recursos gastos nesta tarefa. As estratégias de backup mais comuns são: backup completo ou full; incremental e diferencial. Na empresa Security10, o analista de TI, João, implementou a estratégia de backup full a cada semana, pois é preciso um final de semana para que a cópia de segurança seja gerada, devido à quantidade de dados. Insatisfeito e temendo o risco de uma falha no meio da semana, o que acarretaria em uma perda de alguns dias, João resolveu incrementar sua rotina de backup e incluir uma estratégia diária. Entretanto, a quantidade de dados computacionais da empresa inviabiliza um backup full diário. Assim, João optou por copiar somente os dados que não faziam parte do último backup completo.
Nesse caso, João realizará um backup do tipo 

Alternativas
Comentários
  • Qual foi o conceito chave que permitiu aos senhores identificar entre o incremental e o diferencial ? eu particularmente fui no incremental pois considerei que utiliza menos espaço.

  • "Temendo o risco de uma falha no meio da semana" Acho que é isso. O incremental ainda corre esse risco, se ele perder os dados de um dia, já era porque ele necessitará de todos os outros para fazer uma recuperação completa. Seria mais seguro o diferencial.
  • Questão passível de recurso.

  • Marquei incremental, mas voltando à questão identifiquei uma parte que provavelmente é a chave para a resposta.

    Assim, João optou por copiar somente os dados que não faziam parte do último backup completo.

    Como nessa parte fala: somente os dados que não faziam parte do último backup full, associei isso ao diferencial, pois o somente faz uma restrição a não pegar nenhum dados do backup completo, mas deixa livre os dados dos demais backups.

    Como o incremental só pega os dados que foram alterados desde o último backup marcador e o diferencial pega os dados alterados desde o último backup normal ou incremental, o diferencial fica mais compatível com o que se pede por ser mais abrangente.

  • questão totalmente mal elaborada .... podemos fazer tanto o backup incremental quanto o diferencial tendo em vista que ambos parte do princípio que foi feito um full, ou seja dá base para fazer os dois , o que diferencia um do outro é a marcação do flag archive ...

  • Galera!

    Bem simples

    1-o analista de TI, João, implementou a estratégia de backup full a cada semana, = BACKUP FULL

    2-João resolveu incrementar sua rotina de backup e incluir uma estratégia diária. Entretanto, a quantidade de dados computacionais da empresa inviabiliza um backup full diário. Assim, João optou por copiar somente os dados que não faziam parte do último backup completo. = BACKUP DIFERENCIAL pois é desde o ultimo backuo completo!

    #forçaFoco!

  • A diferença do backup diferencial e do backup incremental é a seguinte:

    Diferencial: atualiza o último backup completo;

    Incremental: atualiza o último backup, seja ele qual for.

    Quando a questão afirma: "copiar somente os dados que não faziam parte do último backup completo..." está limitado ao backup diferencial, pois se for o backup incremental ele irá olhar pro último backup feito, seja qual for o último backup realizado, entenderam?

    Quem ainda tem dúvida sobre, assista a essa aula: achei muito didática.

    Espero ter ajudado.

  • Caberia tanto diferencial, quanto incremental