SóProvas


ID
319171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos básicos e modos de utilização da informática, julgue os itens a seguir

A computação em grade (grid computing) constitui solução para a interligação de servidores ou estações de trabalho para simular um único supercomputador formado por nodos.

Alternativas
Comentários
  • é um modelo computacional capaz de alcançar uma alta taxa de processamento dividindo as tarefas entre diversas máquinas, podendo ser em rede local ou rede de longa distância, que formam uma máquina virtual. Esses processos podem ser executados no momento em que as máquinas não estão sendo utilizadas pelo usuário, assim evitando o desperdício de processamento da máquina utilizada.
  • Diferenças entre GRID e Cluster:

    A idéia é a mesma: combinar o poder de processamento de vários computadores ligados em rede para conseguir executar tarefas que não seria possível (ou pelo menos não com um desempenho satisfatório) executar utilizando um único computador e ao mesmo tempo fazê-lo a um custo mais baixo de o de um supercomputador de potência semelhante.

    O CLUSTER de uma forma geral, é um algomerado de máquinas conectadas em umas mesma rede local ou dedicada. O cluster possui uma estrutura mais rígida onde é eleito um único controlador central na estrutura, as demais máquina são escravas do controlador central.

    O GRID possui uma estrutura mais flexível e democrática, onde é aproveitado tempo ocioso de processamento de diversas máquinas, que podem estar geograficamente distantes, para executar determinadas tarefas. Não existe um controlador central, a participação é voluntária.
  • A Computação em Grade surge com o intuito de oferecer recursos computacionais remotamente. Similar ao funcionamento das companhias elétricas, em que o usuário não sabe como funciona a infraestrutura, mas sabe que, para a utilização do recurso eletricidade, basta usar uma tomada, da mesma forma a Computação em Grade, com o passar dos anos, fundamenta sua infraestrutura, por intermédio de Globus toolkit, alcançando o patamar que possibilita uma realidade próxima ao conceito apresentado. Seu propósito basicamente está em aglomerar recursos geograficamente dispersos formando uma malha, um sistema distribuído onde o usuário pode se beneficiar de todos os serviços agregados à malha, assim como promovê-los.

    fonte:


    http://fatecsjc.edu.br/trabalhos-de-graduacao/wp-content/uploads/2012/04/BDR2RafaelUrias.pdf
  • nodos = nós

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Segundo a definição de Andrew Tanenbaum, a um sistema distribuído é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente."