-
Alguém pra explicar?
-
Gabarito: C
Realmente, "nesse tipo de gestão [governos tradicionais burocráticos], o excesso de regras e burocracias fazem que se perca de vista as pessoas que deveriam estar servindo [sociedade]", ou seja, o resultado deveria ser o bem-estar do povo.
-
"Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos."
??gestão por resultados não se refere a administração gerencial??
buguei
-
Cespe sendo Cespe
-
Das questões mais mal elaboradas que já vi.
O examinador se perdeu totalmente, o comando pede análise da gestão por resultados e alternativa apontada como correta faz menção à gestão burocrática...aff (sem falar na redação das acertivas)
-
A gestão por resultados é uma das recomendações da administração pública gerencial, mais especificamente de sua terceira fase, (a public service orientation- PSO, que foca no cidadão
e abrange a accountability e a equidade).
A GR contrapoe-se à burocracia, que tem como um de seus problemas o excesso de regras e burocracias e que faz com que se perca de vista as pessoas que recebem os serviços públicos.
O Foco da burocracia é o meio e não o fim..
Gabarito: C
-
quero ver o professor comentar essa questão!!!
-
A questão pede a alternativa que se refere à gestão por resultado e o gabarito é a letra C, que fala da gestão burocrata!
Totalmente equivocada!
Não foi anulada não ?!?!
-
Can it, Arnald?
-
A QUESTÃO ESTÁ ERRADA. FALA SOBRA ADMINISTRAÇÃO PUB BUROCRÁTICA E PEDE A RESPOSTA SOBRE (APO) NOS SERVIÇOS PÚBLICOS. PORÉM, DÁ COMO RESPOSTA CERTA ADM. PUB. BUROCRÁTICA.
-
Pelo AMOR DE DEUS.................... Se este gabarito (letra C) estiver correto, desisto.
Modelo de resultados = Fase da Adm.Púb. GERENCIAL.
-
letra c
A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente: focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade; flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos; e propiciar mais eficiência e .
fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/10/gestao-por-resultados-e-administracao.html
-
@Hugo, como vamos explicar o inexplicável? rsrsrs.
-
Não há o que explicar. A CESPE errou e não deu o braço a torcer. Enunciado e gabarito são desconexos. Infelizmente acontece....
-
Não acreditando no absurdo desse gabarito, fui conferir na página do CEBRASPE se tinha alguma alteração no gabarito oficial definitivo!
Dá vontade de desistir! Égua!
-
É sério esse gabarito? mds
-
Esse gabarito é definitivo? não pode ser. O examinador DEVE dizer de onde foi tirado esse conceito, que na minha opinião esta completamente equivocado!
-
A resposta é a que eu quiser - Cespe.
-
Governos tradicionalmente burocráticos continuam operando com excessivo foco em insumos e recursos e não em resultados e impactos. Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos.
Como deve ser lido:
Governos tradicionalmente burocráticos continuam operando com excessivo foco em insumos e recursos e não em resultados e impactos. No sentido da administração burocrático, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos.
Logo letra C.
Quem estuda erra, quem não manja do assunto ctz lê da forma da questão. Questão maldosa
Errei e errarei sempre.
-
A gestão por resultado na produção de serviços públicos está atrelada à Public Service Orientation e, de fato, o excesso de regras e burocracias fazem com que se perca de vista o público alvo, é justamente isso um dos principais aspectos que a Nova Gestão Pública busca combater. Logo, a alternativa C está correta, pois está afirmando que não é condizente com o modelo, e não que está presente no modelo. A redação não é difícil, só exige um nível de interpretação mais alto, mas é bem lógico.
Entretanto, a alternativa E também está correta, pois a PSO tem como um de seus aspectos uma nova rotulação dos administrados, que é tratá-los como cidadão. Isto porque o gerencialismo passa por três fases teóricas: gerencialismo puro (cidadão apenas como contribuinte), consumerism (cidadão como cliente/consumidor - numa perspectiva de mercado privado) e PSO (cidadão como cidadão no sentido extremo da palavra, detentor de direitos e obrigações, ou seja, muito mais amplo que consumidor).
Assim, a questão deveria ser anulada por conter dois gabaritos.
-
O gabarito foi a única que eu achei errada
-
A primeira sentença do enunciado expõe que a administração burocrática foca nos meios e não nos resultados. Em seguida, pede uma afirmação sobre o alinhamento da gestão por resultados aos fornecimento de serviços públicos.
Ainda que mal escrita (ausência de termos para criar as associações corretas na oração), é verdade que excsesso de regras e burocracias atrapalham o atendimento ao cidadão.
O conceito corretro é: Se a adm pública adota a gestão por resultados, deve evitar o excesso de regras e burocracia.
p.s: a mim, me parece que a CESPE coloca questões mal elaboradas propositalmente (os elaboradores não são estúpidos, têm objetivos diferentes dos nossos) para evitar que "gabaritem" a prova. Esta parece ser uma delas.
-
Questão made in Dilma
-
Absurdo dos absurdos. Já pode entrar para aquele caderninho "questões absurdas e indefensáveis do Cespe". Já deve ter mais de mil questões.
-
aquele tipo de questão que privilegia que não estudou, maldade com quem se dedica serio para passar em uma prova e ser um bom servidor !!!
-
Eu entendi que a questao trata da Adm Gerencial. Ela busca resultados, por isso o controle é a posteriori. Sendo assim, se contrapõe a alguns aspectos como o excesso de regras, já que o foco é cidadao! E não as regras em si.
-
Posso tentar explicar?
Uma das principais características da Gestão por Resultados é que os processos devem ser simples o suficiente para que não se perca de vista os resultados que devem ser alcançados. Devemos lembrar que uma das disfunções da burocracia é que ela é autorreferida, ou seja, está mais preocupada com os seus processos do que com o processo. Isso faz com que o resultado (no caso o atendimento ao cidadão) fique em segundo plano.
A Gestão por Resultados veio exatamente para contrapor essa visão burocrática. Para isso, simplificou os processos exatamente para que esses não tirassem o foco do resultado.
Vejam que a questão fala especificamente da Gestão por Resultados. Algumas das alternativas têm um texto bonitinho e tal, mas não se referem a uma das principais características da Gestão por Resultados.
Muita gente falando da Administração Gerencial e sim, a Gestão por Resultados está dentro da Adm. Gerencial, mas a questão se referiu especificamente à Gestão por Resultados.
Espero ter ajudado. Abraço.
-
É muito fácil explicar uma questão quando sabe o gabarito...
-
Gabarito: C
-
C de cespe.
Pq eu quero
Ass: Cespe
-
GABARITO: C
Acredito que muitos se confundiram na interpretação da questão, por isso discordaram do gabarito.
➔ ENUNCIADO: "Governos tradicionalmente burocráticos continuam operando com excessivo foco em insumos e recursos e não em resultados e impactos. Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos." ➔ Ou seja, para responder a questão, é preciso assimilar como os governos burocráticos continuam operando e o que a Gestão por Resultados busca, que são resultados e impactos.
➔ ALTERNATIVA C: "Nesse tipo de gestão [Gestão por Resultado], o excesso de regras e burocracias fazem que se perca de vista as pessoas que deveriam estar servindo". ➔ CORRETO (Excesso de regras e burocracias, disfunções da administração burocrática, são prejudiciais à GPR porque diminuem o engajamento e a produtividade da equipe). É a unica alternativa que apresenta COMPARAÇÃO entre Gestão burocrática x Gestão por Resultado.
✔ Correções abaixo:
a) ERRADA - Trata-se da Comissão de Simplificação Burocrática (COSB), criada no governo JK, com propósito reformista e objetivo de efetuar estudos sobre delegação de competências, estruturas e rotinas dos ministérios, fixação de responsabilidades, reagrupamento de funções e supressão de órgãos desnecessários.
b) ERRADA - O foco da Gestão por Resultados não está apenas na coordenação e no controle, mas nos objetivos que precisam ser alcançados.
d) ERRADA - "Enxergar o interesse público mais amplo e não a maximização do autointeresse" é característica do Novo Serviço Público. ➔ Leitura: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a05v19n3.pdf
e) ERRADA - Para Holanda e Rosa (2004 p. 6 -7), GPR é um modelo em que o setor público passa a adotar uma postura empreendedora, voltada para o cidadão como cliente, buscando padrões ótimos de eficiência, eficácia e efetividade, com ética e transparência.
-
Quê?????
Ridículo esse gabarito!
-
Explicação mirabolante quando já se sabe o gabarito é fácil... Quero ver responder certo na hora da prova. Gabarito inconcebível.
-
Eu entendi que a pergunta era sobre gestão por resultado, logo não teria como ser esse gabarito, pois se refere ao modelo burocrático !
-
Eu entendi que a pergunta era sobre gestão por resultado, logo não teria como ser esse gabarito, pois se refere ao modelo burocrático !
-
Acredito que o objetivo dessa questão seja focar no fato de que a gestão por resultados vem "na contramão" da burocracia.
Apostila do prof José Wesley: "A Gestão por Resultados vem "na contramão" da burocracia. Ou seja, o rígido controle de procedimentos, a ineficiência, o apego às normas e regulamentos, entre outras disfunções da burocracia são o foco de mudança da gestão por resultados".
-
Para
resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Gestão por
Resultados.
Diante
disso, vamos a uma breve contextualização:
Segundo
Paludo (2013), “a administração gerencial, ao contrário da burocrática,
preocupa-se especificamente com os resultados; aliás, recordemos que suas
principais ideias são: a definição clara de objetivos, a maior autonomia dada
aos gerentes para obtenção dos resultados e o deslocamento do controle para
avaliar os resultados finais das ações. (Paludo, 2013, p. 187).
É
nessa esteira que surge a Gestão por Resultados, que na administração pública
pode ser vista no orçamento orientado para resultados, na administração por
objetivos, no contrato de gestão e na avaliação de desempenho por resultados.
Posto
isso, vamos à análise das alternativas:
A) Errado,
pois a gestão por resultados não tem como escopo a alteração de estruturas
organizacionais, mas o alcance de resultados e o foco no cidadão. Outrossim, a
questão guarda relação com a Comissão de Simplificação Burocrática (COSB), criada por JK, que visava
a delegação de competências e reagrupamento de funções e supressão de
órgãos desnecessários e não a gestão por resultados.
B) Errado,
pois ao contrário do que afirma a questão em “focando apenas na coordenação
e no controle, o foco não é apenas em coordenação e controle, mas principalmente
nos resultados, que devem ser mensurados e acompanhados por meio de indicadores
para que se aja corretivamente tempestivamente.
C)
Errado, pois o item faz referência a características da burocracia, sendo que a
gestão por resultados surge no gerencialismo. Na gestão por resultados
(gerencialismo) tem-se como característica o controle de resultados,
exercido a posteriori, e não apenas controles a priori, que era o
caso da burocracia.
Outrossim,
a questão pede que o candidato assinale a opção correta acerca da gestão por
resultado na produção de serviços públicos, mas trouxe um item como correto que
assinala a questão correta em relação ao modelo burocrático.
Deste
modo, entendo que a questão deveria ser anulada.
D) Errado,
pois o item afirma que é papel do cidadão olhar para além do auto interesse, é
enxergar o interesse público mais amplo, sendo que essa afirmação é imputada ao
Estado, que passa de uma visão introvertida e auto referida para um foco no
interesse público e satisfação das necessidades dos cidadãos.
E) Errado, pois ao contrário do que afirma o item em “um dos princípios
dessa gestão consiste em olhar cidadãos como cidadão", a evolução ocorrida no
gerencialismo foi olhar o cliente ou consumidor como cidadão titular da
coisa pública.
Portanto, na primeira fase do gerencialismo tinha-se a visão do contribuinte
do serviço público, depois no consumerismo veio a ideia de cliente e por último
no PSO surge a concepção de cliente-cidadão, que consiste na ideia de alguém
que é cliente e dono ao mesmo tempo. Surgem nesta esteira as ideias de
equidade, accountability, transparência e participação política do cidadão.
Gabarito do Professor: Anulação.
Gabarito da Banca : Letra C.
Fonte:
Paludo, Augustinho Vicente. Administração
Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
Questão péssima! Nenhuma alternativa tá correta. Deveriam ter anulado
-
Nada a ver essa questão!!! Absurda!!! Nem adianta tentar explicar o inexplicável. Todos aqui sabem muito bem diferenciar administração burocrática da gerencial nem precisa escrever aqui nos comentários é perda de tempo e encheção de linguiça. O examinador foi muito desrespeitoso com quem estuda sério para concursos.
Questão sem GABA
-
No comando da questão é informado como governos burocráticos costumam operar e o que eles não costumam fazer. Aquilo que os governos burocráticos não costumam fazer é o que a gestão por resultados busca, OBTER RESULTADOS E IMPACTO.
A alternativa correta, letra C, é a que apresenta disfunções da burocracia que impedem-na de obter os resultados na prestação do serviço público.
-
Questão sem resposta. Porque? Porque não adianta querer usar conceito alheio.
Sem mais...
-
Regiane Costa, questão sem resposta sabe por quê? Porque precisa estudar mais português. Continue com esse conceito de 'questão sem resposta' que a concorrência agradece.
Gabarito C. Excelente comentário da Juliana Wood. Obrigada.
-
Indico comentário: @Juliana Wood. Não tinha entendido o gabarito, mas faz sentido mesmo.
A questão comparou no enunciado a gestão burocrática (insumos e recursos) com a gestão por resultado (resultados e impactos) e percebemos que, nos comentários aqui, as pessoas ignoraram isso. Porque com base nessa comparação é que a questão pede pra assinalar a correta acerca da gestão por resultado.
Gab: C
A Cespe trazer uma questão sem gabarito é muito difícil!
Avante! o/
-
LETRA C
-
O comando da questão pede que a gente marque a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos...
Quando lemos a letra C, pensamos que a mesma se refere apenas á uma caracteristica da burocracia, e não como uma comparação com a Gestão por resultados.
Vá direto ao comentário da Juliana Wood!
-
Letra C
Como já indicado aqui, pula direto para o comentário da Juliana Wood. Não percam tempo com os demais.
-
Errei a questão e, a princípio, como muitos aqui, achei absurdo esse gabarito. Porém, cheguei à conclusão de que a questão não trás uma caracterização da manutenção da administração burocrática em governos tradicionalista a toa. Por isso, o item certo é o que indica uma espécie de correlação entre gestão burocrática e gerencial. Fez sentido pra mim.
-
muita gente comentando depois , no aconchego do lar é fácil dizer que o comando da questão foi mal interpretado ,
Ele foi muito foi mal feito isso , nos aqui respondendo como treino , a grande maioria errou , imagina quem estava lá na hora da prova!!!
-
GABA c)
Pois o foco do modelo burocrático são os processos e não os resultados,
ocasionando a perca de vista das pessoas que deveriam estar servindo, ou seja, o cliente-cidadão.
-
Esse comentário da Juliana só faz sentido se você souber o gabarito. É o equivalente a ajustar os fatos a a verdade, não o contrario. Da pra acertar a questão por eliminação, mas não venham dizer que existe sentido na pergunta, ela foi feita pra não fazer sentido.
-
GAB: C
Gente, errar e dizer que a questão não tem sentido é mole. Agora, reconhecer que precisa se preparar mais ninguém quer, principalmente para essas questões que exigem alto nível de interpretação. Mas na cabeça de quem discorda é questão mal feita. Concurso é isso, galera.
Como indicado por outros aqui, vão direto para o comentário da JULIANA WOOD.
-
GABA c)
Apego profundo aos processos e procedimentos, deixando de lado a ênfase nos resultados.
-
A questão começa falando de banana depois pergunta algo sobre melancia mas quer a resposta da banana
-
Prova de auditor de controle externo é isso aí. Quer moleza? Vai estudar pra analista.
-
Para acabar com a discussão:
Comando da questão: Nesse sentido, assinale a opção correta acerca da gestão por resultado na produção de serviços públicos.
GESTÃO POR RESULTADO
GESTÃO POR RESULTADO
O comando diz "nesse sentido", no sentido do enunciado anterior, ou seja, no sentido da administração pública burocrática. Agora você, concurseiro(a) que estuda adm pública e as suas reformas, sabe muito bem que a gestão pública por resultados só veio com o advento da adm pública gerencial, dado que a burocrática preocupava-se somente com os MEIOS e criava um fim em si mesma, deixando de lado os resultados. Esta preocupava-se com a eficiência, ao passo que a gerencial, ao ter foco na eficácia, lançava seu olhar para os resultados, os fins. Digam-me vocês: como encontrar sentido em uma relação entre duas coisas que não têm relação nenhuma? E mais: digam-me como responder uma questão em que o comando pede a opção correta sobre gestão por resultados e a alternativa correta é uma sobre adm burocrática?
Obviamente o comentário da nossa colega Juliana merece ser lido sim, pois nos traz uma significativa quantidade de conhecimento.
Entretanto, aos que decidem interpretar a questão depois que se sabe o gabarito, digo: é realmente muito fácil, mas se o erro fosse na prova, todos se revoltariam com a qualidade que esta questão tem de ser sem pé nem cabeça.
-
Gestão por resultados! Nenhuma alternativa traz o conceito! Portanto não há resposta!
Quem marcou C, volta a estudar e para de achar que cargo define inteligência! Vocês que pensam assim são o esgoto da sociedade, a ralé de um estado moderno!
-
Questão Dilma , fala de duas coisas e não se sabe o que pede . A adm buracratica tbm focou a eficiência , com certeza , mais aperfeiçoada na gerencial . Deve ser isso , sei lá .
-
Não entendi o gabarito, a questão mensiona a gestão por resultado (gerencial), mas o gabarito é dado como de gestão por processo (burocrática)???
-
O melhor de tudo é ver gente querendo justificar o gabarito da banca ainda hahahhaa
-
Obrigado weintraub pela questão !
-
Se o examinador fizesse essa questão, ele errava. ha ha ha
-
Vão no comentário da Juliana Wood. Sem mais.
-
O gabarito dessa questão nunca foi revisto ? Impossível que a resposta seja essa
-
Impossível. Gabarito só pode estar errado.