Segundo Sales e Café (2009, 102):
Tesauros são vocabulários controlados formados por termos-descritores semanticamente relacionados, e atuam como instrumentos de controle terminológico. Os tesauros podem estar estruturados hierarquicamente (gênero-espécie e todo-parte) e associativamente (aproximação semântica), e são utilizados principalmente para indexar e recuperar informações por meio de seu conteúdo.
Gab. Certo
SALES, Rodrigo; CAFÉ, Lígia. Diferenças entre tesauros e ontologias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 99-116, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000100008
Questão que aborda objetivamente a função dos Tesauros.
Um Tesauro é um tipo de vocabulário controlado que estabelece o controle terminológico dentro de determinado campo ou área específica, elencando termos usados para descrição que tenham algum tipo de relação semântica entre si.
Esse controle terminológico tem impacto direto tanto na padronização do uso de descritores quanto na indexação, garantindo mais uniformidade na representação dos materiais e maior facilidade para o usuário em sua busca.
Gabarito do Professor: CERTO.