-
Fiquei um pouco confusa com essa questão. Ela não poderia ser considerada como certa? O tesauro pode sim ser considerado como instrumento para ir e vir entre linguagem natural e artificial e vice-versa. Inclusive esse conceito está no Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia: "4.1 Do ponto de vista de sua função, o tesauro é um instrumento da terminologia empregado para traduzir em linguagem artificial a linguagem natural usada nos documentos e pelos indexadores ou pelos usuários, assim como para voltar à linguagem natural a partir da linguagem artificial."
Alguém pode me ajudar?
-
Carol Carol,
Ia pedir que alguém indicasse uma fonte, mas parece que você já o fez. Linguagem de indexação já é vocabulário controlado, artificial, não é linguagem natural.
Se alguém tiver outra citação poderá ajudar mais.
-
Tesauros são vocabulários controlados formados por termos-descritores semanticamente relacionados, e atuam como instrumentos de controle terminológico. Os tesauros podem estar estruturados hierarquicamente (gênero-espécie e todo-parte) e associativamente (aproximação semântica), e são utilizados principalmente para indexar e recuperar informações por meio de seu conteúdo. Cabré (1993) afirma que os tesauros são 'recopilações' de termos relacionados semanticamente, que servem como ferramenta para organizar e recuperar informação. Os termos e as relações dos termos contidos nos tesauros fazem deles instrumentos essenciais para que ambos (indexador e usuário) busquem o melhor termo (ou termos) em um sistema de informação. O principal objetivo dele é eliminar a ambiguidade dos termos.
Linguagens de buscas são especificações comuns e compartilhadas de uma conceitualização - o que permite a especialistas compartilharem do mesmo vocabulário. São livres e podem lhe trazer ambiguidades.
Fonte: Diferenças entre tesauros e ontologias. Disponível em:
-
"Segundo sua função, os tesauros constituem um instrumento de controle terminológico usado para transferir os descritores retirados da linguagem natural dos documentos para um sistema linguístico. Segundo sua estrutura: tesauros são vocabulários controlados e dinâmicos de termos relacionados, semântica e genericamente, que cobrem um domínio específico do conhecimento." (CURRÁS, 1995, p. 86).
CURRÁS, Emilia. Tesauros: linguagens terminológicas. Brasília: IBICT, 1995.
Acredito que o uso de Linguagem de busca pela banca induz ao erro. Se pensarmos que a linguagem artificial possibilita a busca estaria certo, porém não é a função do Tesauro, sua função é ser instrumento de controle terminológico e como resultante facilitará a busca por parte do usuário.
Foi o que consegui perceber :)
-
As principais funções dos Tesauros são:
. Controlar sinônimos e quase sinônimos;
. Distinguir homógrafos;
. Facilitar a condução da busca por meio dos termos relacionados e das referências cruzadas (estrutura sintética), melhorando a consistência da indexação e transportando a linguagem de busca para a linguagem de indexação;
. Reduzir o tempo e aumentar a eficiência na tarefas de indexação e recuperação da informação.
Fonte: minhas anotações Estratégia Concursos.
-
A questão exige do candidato conhecimento básico sobre as relações existentes entre o uso de tesauros e a recuperação de informação.
O tesauro consiste em um vocabulário controlado estruturado de maneira que indique os relacionamentos de equivalência, de homografia, de hierarquia, e de associação entre termos. Sua função é promover a padronização na escolha de termos de indexação, garantindo consistência na atividade. Desta maneira, tesauro e linguagem de indexação podem ser entendidos como sinônimos.
A linguagem de busca é a linguagem expressa pelo usuário a um sistema de recuperação da informação de acordo com sua demanda. Ela pode ou não ser baseada no uso de um tesauro.
Logo, não existe relação de causa e efeito entre tesauro e linguagem de busca.
Gabarito do Professor: Errado