SóProvas


ID
3192121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para auxiliar os usuários e atender a suas demandas, no cotidiano de uma biblioteca, vários serviços são oferecidos. Entre eles, desempenha papel importante na busca, recuperação e mediação da informação o serviço de referência, tanto presencial quanto virtual.

A respeito do serviço de referência, julgue o item a seguir.


Quanto menor for a familiaridade do usuário com determinada área de conhecimento, maior será o cumprimento dos objetivos dos serviços de referência.

Alternativas
Comentários
  • Usando conhecimentos básicos sobre o serviço de referência e seu processo, o candidato pode chegar facilmente à resposta correta desta questão.

    Uma forma de verificar a assertiva é compará-la neste caso com o processo de referência e as etapas que o consiste. O processo de referência segundo Grogan (2001) ocorre na seguinte sequência:

    1.      O problema
    2.      A necessidade de informação
    3.      A questão inicial
    4.      A questão negociada
    5.      A estratégia de busca
    6.      O processo de busca
    7.      A resposta
    8.      A solução

    O usuário de baixa familiaridade com a área pesquisada, possivelmente terá dificuldade em expressar sua necessidade de informação (2) o que influenciará no desenvolvimento das etapas 3, 4, 5 e 6. A questão negociada pode inclusive levar ao reinicio do processo de referência indefinidamente.

    Já o usuário familiarizado com o tema expressará sua necessidade com mais clareza. O nível de conhecimento do usuário sobre o tema e sua capacidade de expressar sua necessidade informacional influenciará diretamente na estratégia de busca usada pelo bibliotecário de referência.

    Logo, entende-se que a atividade do serviço de referência ocorre em maior intensidade frente as necessidade de um usuário pouco familiarizado com o campo de sua pesquisa, confirmando a assertiva como CORRETA.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Ref: GROGAN, Denis Joseph. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1995.
  • Procede, já que o usuário com pouca ou sem nenhuma vivência com o SR. O SR irá ter um papel ainda maior com o usuário no que toca a assistência ao usuário do serviço de informação