- ID
- 3192226
- Banca
- COPESE - UFT
- Órgão
- Prefeitura de Porto Nacional - TO
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
A cárie dentária continua sendo um dos problemas mais prevalentes em saúde bucal, muito embora seus mecanismos de desenvolvimento e de prevenção sejam bem conhecidos. No rasil, há um quadro de saúde bucal preocupante, no qual coexistem cerca de 240 mil cirurgi es-dentistas e mais de 20 milhões de edêntulos, cuja maioria perdeu seus dentes com a doença cárie. Sobre a cárie dentária e o uso de fluoretos para a sua prevenção, analise as afirmativas a seguir:
I. conceitua-se a cárie dentária como doença multifatorial que engloba fatores necessários (acúmulo de biofilme), determinantes (negativo: exposição a açúcares; positivo: exposição a fluoretos) e moduladores (biológico: saliva; social: contexto socioeconômico cultural de inserção dos indivíduos).
II. diversos são os microrganismos relacionados à dinâmica de desenvolvimento da cárie dentária, sendo os principais os Lactobacilos e os Estreptococos do grupo mutans – ambos microrganismos naturalmente inerentes à cavidade oral.
III. o mecanismo de ação do fluoreto em relação à proteção do dente frente ao processo cariogênico é essencialmente local. Assim, mesmo o fluoreto sendo utilizado de forma “sistêmica”, tem efeito local quando o íon retorna para a cavidade oral pela secreção salivar.
Assinale a alternativa CORRETA.