SóProvas


ID
3192433
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Na atualidade, uma das maiores preocupações diagnosticadas em virtude do sedentarismo é a obesidade. Principalmente entre as crianças esse problema tem aumentado nos últimos anos. A obesidade pode ser considerada como um acúmulo de tecido gorduroso, regionalizado ou em todo o corpo, causado por doenças genéticas ou endócrino-metabólicas ou por alterações nutricionais.


Analise as afirmativas abaixo a respeito da obesidade e a atividade física:

I. além da quantidade de calorias necessária para atender aos custos energéticos durante a realização dos esforços físicos, os benefícios da atividade física são: aumento da taxa metabólica de repouso; preservação da massa isenta de gordura; controle do apetite; manutenção do melhor estado psicológico; minimização dos efeitos cíclicos do sobrepeso; melhora da condição física; perfil favorável de distribuição da gordura; interferência positiva no estado de saúde independentemente da perda de peso corporal.

II. o metabolismo basal e a atividade física são as duas formas principais em que o organismo gasta energia. Ao se optar pela primeira alternativa, utilizando como único instrumento a dieta, obteremos perda de peso, mas com esse emagrecimento haverá muita perda de massa muscular associada. A diminuição do peso muscular acarreta uma diminuição do metabolismo basal. Com isso, perde-se um grande aliado no combate à obesidade. Este recurso, isto é, sem a utilização de exercícios, somente deveria ser adotado em caso de obesidade extrema.

III. ao prescrever o exercício, é extremamente importante levar em conta problemas como: eficácia do tratamento, segurança, dose ótima sem efeitos colaterais deletérios (por exemplo, uma lesão) e benefícios alcançáveis esperados dentro da população em geral.


Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Uma questão relevante e que ainda é muito discutida é: qual é o melhor tipo de exercício para o emagrecimento, treinamento de força ou aeróbio? Antigamente, o mais indicado para indivíduos com objetivo de emagrecimento era o exercício aeróbio – nem se falava em treinamento de força para essa população. Hoje sabemos que cada um desses treinamentos tem sua importância. Ambos promovem aumento do gasto calórico e favorecem o balanço energético negativo. O exercício aeróbio auxilia de maneira mais significativa na melhora cardiorrespiratória, aumento do volume de oxigênio máximo (VO2 máx) e controle do colesterol e triglicérides. O treinamento de força é o principal responsável pelo aumento da força, da velocidade e da potência e pela melhora do equilíbrio – além disso, leva vantagem em relação ao aeróbio quando se trata do Epoc, excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. O Epoc é um importante fator que auxilia no balanço energético negativo: é uma perturbação metabólica geral caracterizada pelo metabolismo elevado após o exercício (GUTIN et al., 2002).