SóProvas


ID
3192766
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os dirigentes, não tratam todas as decisões éticas da mesma maneira. As decisões se diferem em sua intensidade ética ou no grau de interesse que as pessoas revelam a respeito de um tema ético. Assim é a intensidade ética da decisão. Seis fatores contribuem para esta intensidade ética. O fator em que a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e aqueles afetados por essas decisões denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Os efeitos que cada decisão pode gerar.

  • O modelo multidimensional de intensidade moral desenvolvido por Jones (1991) integra seis dimensões da intensidade moral suscetíveis de influenciar qualquer uma das etapas da tomada de decisão ética de Rest (1986) abaixo descritas:

    1. Magnitude das consequências: o somatório dos benefícios ou prejuízos causados pelo ato moral do indivíduo nos respectivos beneficiários ou vítimas;

    2. Consenso social: o grau de aceitação social para que um determinado ato seja benéfico ou prejudicial;

    3. Imediatismo temporal ou tempestividade: o intervalo de tempo entre o comportamento moral e as suas consequências (quanto menor o intervalo maior o imediatismo);

    4. Probabilidade do efeito: a probabilidade de quando ocorrerá a ação moral e os efeitos previstos;

    5. Concentração do efeito: a quantidade de pessoas afetadas por um ato de uma determinada magnitude;

    6. Proximidade: o sentimento de proximidade (social, cultural, física ou psicológica) que o agente moral tem em relação às potenciais vítimas/beneficiários da ação.

    Intensidade moral e tomada de decisão: Estudo aplicado a estudantes do ensino superior em Gestão - I.R. Cardoso, J.S Fernandes, G. Andraz, G. Gonçalves e C. Gonçalves (2017)

    Gabarito: D

  • O fator em que a distância social, psicológica, cultural ou física entre quem toma decisões e aqueles afetados por essas decisões denomina-se: Proximidade do efeito.