SóProvas


ID
3192961
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio do equilíbrio orçamentário é o parâmetro para a elaboração da Lei Orçamentária Anual e prescreve que os valores

Alternativas
Comentários
  • CF/88 Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • Receita é prevista.

    Despesa é fixada!

  • PR e DF = previsão de receita e despesa fixada

  • GABARITO: LETRA D

    O princípio do equilíbrio visa assegurar que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas na lei orçamentária anual.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Por que PREVÊ receitas? Porque o céu é o limite.

    Por que FIXAR despesas? Porque precisa de um teto para limitar os gastos.

  • Vamos analisar a questão.

    No artigo 165, § 8º, da CF, conferimos que enquanto as receitas são previstas, as despesas são fixadas. Olha só:

    Art. 165, § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    Com isso, eliminamos as alternativas A e C.

    Quanto ao princípio do equilíbrio, observemos a lição de Augustinho Paludo, em sua obra “Orçamento público: Administração Financeira e Orçamentária e LRF", 5ª ed., 2015:

    “Este princípio está consagrado no art. 4º, inciso I, alínea a, da LRF que determina que a LDO disporá sobre o equilíbrio entre receita e despesa. Ele estabelece que a despesa fixada não pode ser superior à receita prevista, ou seja, deve ser igual à receita prevista. A finalidade deste princípio é deter o crescimento desordenado dos gastos governamentais e impedir o déficit orçamentário."

    Em outras palavras: o montante da despesa autorizada em cada exercício financeiro não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período.

    Isso é o mesmo que dizer que os valores fixados para a realização das despesas deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas.

    Por isso confirmamos nosso gabarito na alternativa D.


    Gabarito do professor: Letra D.