Segundo Almeida (2011, p. 4; 37; 53;):
Acrescentando...
[...]. Produto do planejamento, o plano não é um enfeite; é um evento intermediário entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento. É um instrumento de trabalho, um meio para alcançar os fins e objetivos determinados, uma forma de assegurar a execução. Oferece uma estrutura de referência para a tomada de decisão e é um compromisso com a mudança.
Além de fazer acontecer, o plano possibilita o controle da mudança, colaborando para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz. A necessidade de um plano é determinada pela missão ou pelos objetivos institucionais, ou, ainda, por problemas específicos relacionados ao bom desempenho da organização.
O relatório de uma biblioteca é o conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros ordenados de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo. Não é apenas uma contabilização de dados, mas o resultado de um processo que transforma dados em informação, isto é, que os analisa, atribuindo-lhes significação no contexto da biblioteca.
O PROCESSO sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações pode ser denominado diagnóstico organizacional. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais.
Gab. E
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.
Esta questão aborda a temática da gestão de bibliotecas.
O planejamento é uma atividade de nível macro que traça as metas, objetivos e resultados esperados em determinada organização.
Este processo é dividido em uma série de etapas. Entre o planejamento e sua implantação, encontramos o plano (Letra A), que é um produto do planejamento.
Como instrumento de trabalho, o plano é uma forma de se alcançar os objetivos determinados no planejamento e uma abordagem mais específica e centrada, antecedendo a implantação do planejamento.
O relatório é um instrumento de administração que permite avaliar e acompanhar o desenvolvimento das atividades.
Os objetivos são a razão do planejamento e do plano, o fim que se busca atingir.
A missão é proposito que se baseia uma organização. O planejamento deve ter a missão da organização como sua fundamentação.
O diagnóstico é um instrumento usado para avaliar o cenário em que determinada atividade, processo ou até mesmo a organização como um todo se encontra.
Com base nestes e outros conhecimentos básicos, identificamos a letra A “plano" como a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra A.