SóProvas


ID
3193630
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As relações ontológicas

I. Representam objetos relacionados por contiguidade no espaço ou no tempo, ou por conexão de causa e efeito.

II. Incluem a relação partitiva e a associativa.

III. Reúnem conceitos que têm características comuns entre si.

Observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tristão, Fachin e Alarcon (2004, p. 170):

    I - As relações ontológicas são relações indiretas entre conceitos porque resultam das propriedades que possuem os representantes dos conceitos (os objetos do mundo empírico). Caracterizam-se pela contiguidade no tempo e no espaço ou pela conexão de causa e efeito.

    II - Relações partitivas são indiretas e se dão entre objeto, mas não são as únicas. Quando as relações se dão no tempo e espaço ou pela conexão causa/efeito, a relação é associativa. Então, na relação ontológica, o termo é visto como um objeto. Podem ser partitivas (TEP, TGP) e de Associação (TA). Nesse caso, a associação indicando material produto, desde a matéria-prima ao produto final. Por exemplo: Filme fotográfico (material) TA Fotografia (produto).

    TRISTÃO, Ana Maria Delazari; FACHIN, Gleisy Regina Bóries; ALARCON, Orestes Estevam. Sistemas de classificação facetada e tesauros: instrumentos para organização do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 161-171. maio/ago. 2004. ISSN 1518-8353. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652004000200017&script=sci_abstract&tlng=pt

    III - Relação hierárquica

    relação entre conceitos ou classes em que um é superordenado aos outros (Wersig).

    Relação hierárquica é uma relação lógica; reúne conceitos que têm características comuns entre si. São de dois tipos:

    *subordinação, formando cadeia.

    *coordenação, formando renque.

    Existe uma relação de subordinação lógica quando a intensãodo conceito subordinado inclui a intensão do conceito superordenado e, pelo menos, mais umacaracterísticaespecificadora. No sistema de conceitos, o conceito subordinado é chamado, também, de conceito específico e o conceito superordenado, de conceito genérico. No tesauro, são designados, respectivamente, como termo específico (indicado pelo código TE) e termo genérico (indicado pelo código TG) antecedendo o termo.

    A cadeia é, portanto, uma série vertical de conceitos.

    O renque é constituído de conceitos subordinados a um mesmo conceito, ou seja, conceitos coordenados; são conceitos 'irmãos'. O renque é, portanto, uma série horizontal de conceitos.

    Fonte: www.conexaorio.com/biti/tesauro/logica.html

    Gab. C

  • Esta questão cobra conhecimentos específicos sobre as linguagens documentárias e as relações entre termos e conceitos.

    As relações ontológicas são relações entre conceitos estabelecidas indiretamente, por vezes não explicitas, com base nas propriedades que resultam os conceitos relacionados.

    Suas características estão geralmente ligadas a uma relação de causa e efeito ou de contiguidade no espaço e no tempo.

    Com base nas assertivas propostas e nos conhecimentos acima discutidos, vamos à análise das alternativas:

    a) ERRADA. O item II está correto. As relações de coordenação e subordinação fazem parte do grupo das relações hierárquicas e não das ontológicas.

    b) ERRADA. O item I está correto, pois estas são as características das relações ontológicas.

    c) CERTA. Características comuns não são objetos das relações ontológicas.

    d) ERRADA. As relações são entre os objetos representados pelos termos e não pelos termos em si.

    e) ERRADA. As relações ontológicas representam as relações indiretas entre conceitos com base nas propriedades dos objetos representados.

    Gabarito do Professor: Letra C.