SóProvas


ID
3193960
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para revestir paredes internas de edificações com placas cerâmicas, assentadas com argamassa colante, deve-se garantir que o desvio máximo de planeza da superfície sobre a qual serão assentados os revestimentos cerâmicos, em relação a uma régua retilínea com 2 m de comprimento, seja de

Alternativas
Comentários
  • NBR 13754/1996

    4.4 Superfície de aplicação dos revestimentos cerâmicos (página 4)

  • GABARITO A

    NBR 13754

    4.4.3 O desvio de planeza da superfície sobre a qual serão assentados os revestimentos cerâmicos não deve ser maior do que 3 mm em relação a uma régua retilínea com 2 m de comprimento.  

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre revestimento cerâmico.


    A placa de revestimento cerâmico consiste em um elemento formado pela mistura de argila e outros materiais que é prensada, extrusada e queimada em elevadas temperaturas. Na sequência, o material recebe acabamento.


    Os revestimentos cerâmicos são empregados em paredes, pisos, calçadas e fachadas com o intuito um ótimo acabamento estético, isolamento térmico e acústico, estanqueidade e facilidade de limpeza, dentre outras coisas.


    Tais placas são aplicadas com argamassa colante e o acabamento é feito com argamassa de rejunte.

    Quanto ao devido de planeja tolerado por norma, a ABNT NBR 13.754 (1996), intitulada "Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante", estabelece, em seu item 4.4.3, que “o desvio de planeza da superfície sobre a qual serão assentados os revestimentos cerâmicos não deve ser maior do que 3 mm em relação a uma régua retilínea com 2 m de comprimento". Portanto, a alternativa A está correta.


    Gabarito do professor: Letra A.