SóProvas


ID
3194284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando as regras do CPC válidas para a elaboração de demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.


Uma das condições necessárias à qualificação de um item como equivalente de caixa é que esse item esteja sujeito a um risco insignificante de mudança de valor.

Alternativas
Comentários
  • CPC 03

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    CERTO

  • Gabarito: CERTO

    Equivalentes de caixa:

    *Curto prazo;

    *Alta liquidez; 

    *Prontamente conversíveis;

    *Sujeitas a um risco insignificante.

  • Gabarito Certo.

    De acordo com o CPC 03, equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Uma das condições necessárias à qualificação de um item como equivalente de caixa é que esse item esteja sujeito a um risco insignificante de mudança de valor.

    Correto,

    CPC 03: Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/10/16094154/TJ-AM-Contabilidade-FINALIZADA3.pdf

  • CPC 03:  

    7. Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição. Os investimentos em instrumentos patrimoniais (de patrimônio líquido) não estão contemplados no conceito de equivalentes de caixa, a menos que eles sejam, substancialmente, equivalentes de caixa, como, por exemplo, no caso de ações preferenciais resgatáveis que tenham prazo definido de resgate e cujo prazo atenda à definição de curto prazo. 

  • CERTO

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Certíssimo! Para entendermos melhor é só lembrar de poupança VS ações da bolsa de valores.

    Equivalente de caixa é aquela grana que você pode usar a qualquer momento.

    Já pensou eu ter comprado 10mil reais de ações da JBS e no dia seguinte o Joesley delata o Temer.. Ações da JBS caiu no chão.. Vamos supor que eu comprei por 10.. e por conta do escândalo caiu para 2.. E ai vou ter tudo isso de prejuízo?

    Claro que no longo prazo ela só valorizou, mas e se eu precisasse justamente aquele dia do dinheiro? Lascou..

    Por isso equivalente de caixa tem de ter as característica da questão

    Essa é a ideia

  • G-C

    Outra questão ajuda a responder:

    [CESPE] São denominados equivalentes-caixa os investimentos imediatamente conversíveis em moeda e que apresentam baixo risco de alteração de valor. Quanto a isso, a entidade deve expor em notas explicativas os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes-caixa. G-C

  • Questão sobre o conceito de caixa e equivalentes de caixa, apresentado no CPC 03(R2) e utilizado na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

    A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) evidencia as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando essas alterações em três fluxos (operações, financiamentos e investimentos).

    Atenção! De acordo com a Lei n.º 6.404/76 a DFC é demonstração obrigatória para as sociedades por ações, com exceção das companhias fechadas com Patrimônio Liquido menor que R$ 2.000.000.

    Dado sua importância, é preciso definir o que significa esses fluxos de “caixa" na DFC, que utiliza um conceito amplo. Somam-se as seguintes contas:

    - Caixa (numerário em espécie).
    - Bancos (depósitos bancários disponíveis).
    - Aplicações financeiras de liquidez imediata (vencimento de curto prazo).

    Essas aplicações financeiras de curto prazo também são chamadas equivalentes de caixa, por expressa previsão do CPC 03:

    "7. Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e, não, para investimento ou outros propósitos. Para que um investimento seja qualificado como equivalente de caixa, ele precisa ter conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa e estar sujeito a um insignificante risco de mudança de valor. Portanto, um investimento normalmente qualifica-se como equivalente de caixa somente quando tem vencimento de curto prazo, por exemplo, três meses ou menos, a contar da data da aquisição. Os investimentos em instrumentos patrimoniais (de patrimônio líquido) não estão contemplados no conceito de equivalentes de caixa, a menos que eles sejam, substancialmente, equivalentes de caixa, como, por exemplo, no caso de ações preferenciais resgatáveis que tenham prazo definido de resgate e cujo prazo atenda à definição de curto prazo."

    Dica! Guarde esse resumo das condições necessárias para qualificar uma aplicação financeira como equivalente de caixa:

    (1) vencimento de curto prazo (ex.: até três meses).
    (2) alta liquidez.
    (3) insignificante risco de mudança de valor.
    (4) conversibilidade imediata em montante conhecido de caixa.

    Feita toda a revisão sobre o assunto, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Uma das condições necessárias à qualificação de um item como equivalente de caixa é que esse item esteja sujeito a um risco insignificante de mudança de valor.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C