SóProvas


ID
3194296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a legislação societária e os padrões contábeis do CPC, julgue o item seguinte, a respeito dos critérios de avaliação de ativos.

A utilização da abordagem de custo como técnica de avaliação do valor justo requer que o valor atribuído a um ativo corresponda ao valor necessário para substituir a capacidade de serviço do referido ativo na data da avaliação.

Alternativas
Comentários
  • CPC 46

    Abordagem de mercado

    B5. A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).

    Abordagem de receita

    B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

    Abordagem de custo

    B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual). 

    CERTO

  • É exatamente isso. Lembre-se de que quando estamos falando em valor justo, pode haver três técnicas de avaliação distintas que estão evidenciadas no CPC 46, são elas:

    Abordagem de mercado

    B5, A abordagem de mercado utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos – como, por exemplo, um negócio – idêntico ou comparável (ou seja, similar).

    B6. Por exemplo, técnicas de avaliação consistentes com a abordagem de mercado frequentemente utilizam múltiplos de mercado obtidos a partir de um conjunto de elementos de comparação. Os múltiplos devem estar em faixas, com um múltiplo diferente para cada elemento de comparação. A escolha do múltiplo apropriado dentro da faixa exige julgamento, considerando-se fatores qualitativos e quantitativos específicos da mensuração. 

    (...)

    Abordagem de custo

    B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).

    B9. Do ponto de vista de vendedor participante do mercado, o preço que seria recebido pelo ativo baseia-se no custo para um comprador participante do mercado adquirir ou construir um ativo substituto de utilidade comparável, ajustado para refletir a obsolescência. Isso porque um comprador participante do mercado não pagaria mais por um ativo do que o valor pelo qual poderia substituir a capacidade de serviço desse ativo. Obsolescência compreende deterioração física, obsolescência funcional (tecnológica) e obsolescência econômica (externa), sendo mais ampla que a depreciação para fins das demonstrações contábeis (alocação do custo histórico) ou para fins tributários (utilizando as vidas úteis especificadas). Em muitos casos, o método de custo de substituição/reposição atual é utilizado para mensurar o valor justo de ativos tangíveis que sejam utilizados em combinação com outros ativos ou com outros ativos e passivos. 

    Abordagem de receita

    B10. A abordagem de receita converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

    B11. Essas técnicas de avaliação incluem, por exemplo:

    (a) técnicas de valor presente (ver itens B12 a B30);

    (b) modelos de precificação de opções, como a fórmula de Black-Scholes-Merton ou modelo binomial (ou seja, modelo de árvore), que incorporem técnicas de valor presente e reflitam tanto o valor temporal quanto o valor intrínseco da opção; e

    (c) o método de ganhos excedentes em múltiplos períodos, que é utilizado para mensurar o valor justo de alguns ativos intangíveis. 

    @profbrunoandrade

  • Questão sobre as técnicas de avaliação do valor justo, conforme CPC 46.

    Primeiramente, é importante lembrar que o CPC 46, em seu Apêndice A, define valor justo como sendo o “preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração".

    Nesse contexto, as técnicas de avaliação são “meios" para obtenção do valor justo. Portanto, o objetivo de se utilizar uma técnica de avaliação é obter esse preço definido como valor justo no CPC46. Conforme o manual da FIPECAFI¹, a técnica de avaliação é um método e não um fim em si mesmo, e que o valor justo será resultado das premissas utilizadas nas técnicas de avaliação.

    As técnicas de avaliação podem ser classificadas quanto à abordagem:
    (1) Abordagem de Mercado;
    (2) Abordagem de Custo; e
    (3) Abordagem de Resultado (ou Receita, como consta no CPC 46).

    Vou detalhar a (2) abordagem de custo (Cost Approach) que é a que interessa para a questão.

    Pela abordagem de custo, o valor justo assim determinado reflete o valor corrente do montante necessário para substituir a capacidade de serviço do ativo, ou seja, reflete o custo de reposição corrente do ativo objeto da mensuração.

    Vou dar um exemplo prático, do próprio manual¹, para ficar mais claro:
    A entidade Alfa adquire, dentre outros ativos, um equipamento industrial por meio de uma combinação de negócios (Beta é a entidade adquirida). Para fins de mensuração a valor justo, Alfa julgou que o uso do equipamento em combinação com outros ativos (conforme se encontra atualmente configurado para as operações de Beta) é o melhor uso possível do equipamento para os participantes do mercado.
    Assumindo que não é possível utilizar a abordagem de receita para avaliar o equipamento industrial, Alfa aplica a abordagem de custo:

    Alfa estimou o valor corrente que seria necessário para construir um equipamento substituto de utilidade comparável, também customizado para as operações de Beta. A estimativa levou em conta a condição atual e o ambiente no qual o equipamento é operado, incluindo o desgaste físico natural (ou seja, deterioração física), melhorias na tecnologia (ou seja, obsolescência funcional), bem como condições econômicas atuais (declínio na demanda do mercado por equipamentos similares, ou seja, obsolescência econômica) e, também, os custos de instalação. O valor justo indicado por essa abordagem varia de $ 400.000 a $ 520.000.


    Repare que, nessa abordagem, o valor atribuído ao equipamento corresponde ao valor corrente necessário para substituir a capacidade de serviço. É exatamente isso que afirma a questão:

    A utilização da abordagem de custo como técnica de avaliação do valor justo requer que o valor atribuído a um ativo corresponda ao valor necessário para substituir a capacidade de serviço do referido ativo na data da avaliação.

    Gabarito do Professor: Certo.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.

    ² Manual de contabilidade societária : aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC / Ernesto Rubens Gelbcke ... [et al.]. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
  • Gabarito Certo.

    Pelo CPC 46, temos 3 técnicas de avaliação utilizadas para mensurar o Valor Justo: abordagem de mercado, abordagem de custo e abordagem de receita. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (custo de substituição/reposição atual). 

  • B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual).

    Gabarito Correto

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/10/16094154/TJ-AM-Contabilidade-FINALIZADA3.pdf

  • Abordagem de Mercado: utiliza preços que foram observados e outras informações relevantes ao produto, em transações no mercado que envolvem ativos ou passivos considerados semelhantes.

    Exemplo: cotações e precificações.

    Abordagem de Receita:  mensura montantes futuros em um valor presente mediante à uma taxa de desconto.

    Exemplo: Ajuste a Valor Presente – CPC 12, modelo de precificação de opções, entre outros.

    Abordagem de custo ( ou custo de reposição do ativo). O próprio CPC 46 alerta que: “O custo de reposição é geralmente utilizado para ativos tangíveis”.

    Isso porque esse método utiliza como base o custo de reposição ou de substituição. Além disso, também pode ser utilizado o ajuste por obsolescência do ativo.

    Às vezes o ativo ainda possui uma vida útil remanescente considerável, porém é obsoleto em termos de mercado. Nesses casos, deve ser depreciado no seu valor final.

  • técnica de avaliação do valor justo 

    Abordagem de mercado = quanto o mercado pagaria.

    Abordagem de receita = quanto eu espero conseguir com isso.

    Abordagem de custo = quanto me custaria pra adquirir algo igual.

  • Abordagem de custo

    B8. A abordagem de custo reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual). 

    GAB CERTO

  • Esse assunto é muito confuso, parece que mistura tudo. Quando li a questão, logo lembrei do conceito de valor justo para matéria-prima e almoxarifado.

  • O povo quer doutrinar nos comentários, quem tem tempo pra ler isso?

  • TÉCNICAS PARA ESTIMAR O VALOR JUSTO:*

    1. Abordagem de Mercado;
    2. Abordagem de Custo;
    3. Abordagem de Receita.

    2) Abordagem de Custo* é uma técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição).

    #VA&VENÇA

  • OBJETIVAMENTE:

    Abordagem do custo considera o custo de reposição do ativo na ótica de um participante do mercado que tivesse que comprar ou produzir um bem substituto de utilidade similar ao bem que seria reposto. Para preservar a idéia de preço de saída contida na definição de valor justo, o participante de mercado vendedor do ativo receberia o que o comprador teria que pagar para repor o bem.

    @rotinaconcursos

  •  

    Tecnica de avaliação do valor justo: 

    • Abordagem de mercado- quanto o mercado pagaria 
    • Aborgadem de receita- quanto eu espero conseguir com isso 
    • Abordagem de custo- quanto eu preciso para adquirir outro igual

    O objetivo de utilizar uma técnica de avaliação é estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para a venda do ativo ou para a transferência do passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração nas condições atuais de mercado.

  • Gabarito: certo

    >> Conceitos extraídos de questões e comentários do Mauro

    ABORDAGEM DE MERCADO = técnica de avaliação que utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativospassivos ou grupo de ativos e passivos idênticos ou comparáveis (ou seja, similares), como, por exemplo, um negócio. A utilização de preços de cotação para ativos idênticos ou similares ao ativo objeto de mensuração a valor justo . Pela abordagem de mercado o preço de cotação de um ativo é o seu valor justo.

     Abordagem de Custo é uma técnica de avaliação que reflete o valor que seria exigido atualmente para substituir a capacidade de serviço de um ativo (normalmente referido como o custo de substituição ou reposição). A utilização da abordagem de custo como técnica de avaliação do valor justo requer que o valor atribuído a um ativo corresponda ao valor necessário para substituir a capacidade de serviço do referido ativo na data da avaliação. Segundo a abordagem de custo, o valor justo de um item patrimonial é o seu custo de reposição corrente.

    # Valor de SUBSTITUIÇÃO# Valor de REPOSIÇÃO:

    Abordagem de Receita é uma técnica de avaliação que converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). A mensuração do valor justo é determinada com base no valor indicado pelas expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros. A abordagem de receita é uma técnica de mensuração do valor justo que reflete as expectativas de mercado atuais, em relação a valores que serão gerados no futuro pelos itens que estão sendo avaliados.

    Expectativas de mercados atuais em relação a esses valores futuros:

  • E AQUI ONDE O FILHO CHORA E A MAE NAO OUVE.

  • CPC 46 - 67. As técnicas de avaliação utilizadas para mensurar o valor justo devem maximizar o uso de dados observáveis relevantes e minimizar o uso de dados não observáveis. Ou seja, na ausência de um valor observável usa-se as tecnicas de avaliação, que são elas: Técnicas para estimar o valor justo:

    -Abordagem de mercado:

    a) quanto o mercado pagaria

    b) Utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos idêntico ou comparável (ou seja, similar)

    -Aborgadem de receita:

    a) quanto eu espero conseguir com isso

    b) Converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado)

    c) A mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros

    -Abordagem de custo:

    a) quanto eu preciso para adquirir outro igual

    b) Reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo na data da avaliação.

    Independentemente da técnica utilizada deve-se observar o seguinte:

    - Maximizar dados observáveis relevantes;

    - Minimizar dados não observáveis;

    Fonte: QC + Materiais

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C