-
CPC 18 - Gabarito Certo
O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto. Na aquisição do investimento, quaisquer diferenças entre o custo do investimento e a participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da investida devem ser contabilizadas como segue:
(a) o ágio fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) relativo a uma coligada, a uma controlada ou a um empreendimento controlado em conjunto (neste caso, no balanço individual da controladora) deve ser incluído no valor contábil do investimento e sua amortização não é permitida;
(b) qualquer excedente da participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da investida sobre o custo do investimento (ganho por compra vantajosa) deve ser incluído como receita na determinação da participação do investidor nos resultados da investida no período em que o investimento for adquirido.
-
GABARITO: CERTO
Goodwill: É a diferença entre o Valor Pago e o Valor Justo (VALOR PAGO A MAIOR), é fundo de comércio adquirido, ou seja, um ágio pago por expectativa de rentabilidade futura.
O Goodwill só é reconhecido quando há combinação de negócios, não reconhece o gerado internamente.
Se positivo: Registra a participação pelo valor pago/custo e o Goodwill em subconta do INVESTIMENTO no balanço individual da controladora. No caso do balanço consolidado é registrado no INTANGÍVEL.
Se negativo: Registra a participação pelo Valor Justo e o Goodwiil negativo como receita na DRE (ganho por compra vantajosa).
OBS: Goodwill não pode ser amortizado.
-
Vamos Analisar a questão:
De acordo com o que dispõe a Lei nº 6.404/76, art. 248, no "balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial.".
Já o CPC 18 (R2) - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto, traz o seguinte:
O investimento em coligada, em controlada e em empreendimento controlado em conjunto
deve ser contabilizado pelo método da equivalência patrimonial a partir da data em que o
investimento se tornar sua coligada, controlada ou empreendimento controlado em conjunto.
Na aquisição do investimento, quaisquer diferenças entre o custo do investimento e a
participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da
investida devem ser contabilizadas como segue:
(a) o ágio fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) relativo a uma coligada, a uma controlada ou a um empreendimento controlado em conjunto (neste caso, no balanço individual da controladora) deve ser incluído no valor contábil do investimento e sua amortização não é permitida;
(b) qualquer excedente da participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e
passivos identificáveis da investida sobre o custo do investimento (ganho por compra
vantajosa) deve ser incluído como receita na determinação da participação do investidor
nos resultados da investida no período em que o investimento for adquirido.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=6EL46sehK6U
MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/10T5A8eLhzJ2D_H03xhCXbBGb2ppZ0MEX/view?usp=sharing
-
tão bonita que eu senti até medo de marcar certo '-' kkkkkk
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Gilmar Possati
É isso mesmo!
Segundo o CPC 18, na aquisição do investimento, quaisquer diferenças entre o custo do investimento e a participação do investidor no valor justo líquido dos ativos e passivos identificáveis da investida devem ser contabilizadas como ágio fundamentado em rentabilidade futura (goodwill).