SóProvas


ID
3195058
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto sobre a gentileza

Por Martina Sarzi Neubüser Gentileza.


      Gentileza. Palavrinha leve, soa fresca como brisa de verão. Alimenta a boca de quem fala e aquece os ouvidos de quem escuta. Quatro sílabas de humanidade genuína, na sua mais pura forma. Gentileza, ao contrário do que pode nos parecer hoje em dia, não é ato de outro mundo: é aquilo que nos faz mais irmãos, mais iguais, mais humanos. Gentileza não é puxar o saco. Não é dar mais importância ao outro do que a si mesmo. Não confunda. Gentileza é se doar para se sentir completo. É amar para se sentir, simplesmente, capaz de doar seu amor sem esperar coisa em troca. É estender a mão e, quando nos for estendida, é não pedir o braço. É olhar o mundo com bons olhos e incentivar que outros também façam isso.

      É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado. Gentileza de verdade não é obrigação, é virtude, é colher de chá. Na gentileza não pode haver cobrança, isso desvirtua seu sentido. Gentileza é dar e não esperar o troco, muito menos devolução. Vai além de ajudar; gentileza é cativar. Faz válida a nossa existência ao produzir frutos que não apodrecem, mas se multiplicam. É falar, mas é também calar.  E, muitas vezes, o silêncio é mais gentil que qualquer palavra amiga. Quem é gentil cultiva um jardim dentro de si, não edifica castelos. Castelos são feitos de tijolos, tijolos trazem peso. Flores purificam, embelezam, trazem felicidade. E o jardim permanece ali: gentil. Com uma nova muda a cada gentileza. Depois de um tempo, ele cresce sem que percebamos. Os atos gentis tornam-se involuntários e, nesse momento, estamos floridos da cabeça aos pés.

      Seja gentil, o mundo precisa da sua gentileza. Doe-se e verá que, mesmo parecendo contraditório, se sentirá mais completo.

Disponível em: <https://www.contioutra.com/um-texto-sobre-a-gentileza/>. Acesso em: 12 set. 2018.

Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Gentileza, ao contrário do que pode nos parecer hoje em dia, não é ato de outro mundo: é aquilo que nos faz mais irmãos, mais iguais, mais humanos [...]  É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado.

    ? Observa-se, através desse trecho, a nossa resposta, o ato de levar companhia a alguém nada mais é do que fazer uma visita.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • ...É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado. Gentileza de verdade não é obrigação, é virtude, é colher de chá.

    Letra: C. Ser gentil é uma virtude presente em atos simples, como fazer uma visita ou servir um café.

  • GABARITO: C

    SEGUNDO PARÁGRAFO

    ''É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado. Gentileza de verdade não é obrigação, é virtude, é colher de chá. ''

    ''NÃO PEÇA PERMISSÃO PARA VOAR, AS ASAS SÃO SUAS E O CÉU NÃO É DE NINGUÉM.''

  • Um dos fatores interessantíssimos quando resolvemos questões de interpretação e compreensão de texto, é analisar a tese apresentada pelo autor e identificar o público-alvo, lembrando que devemos buscar não extrapolar o texto apresentado, uma outra informação é na primeira leitura do texto, se desvincule de já querer acertar a questão ou buscar elementos que tornem o item certo ou errado, faça a primeira leitura para entender do que se trata o texto apresentado, se necessário leia novamente o texto, após entender a tese do texto ( o que se trata/ o objetivo fim)passem para o questionamento da questão....

  • Texto doce...

    gentilizageragentileza