SóProvas


ID
319507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A política de dividendos refere-se ao montante e à distribuição dos dividendos ao longo do tempo. Com relação a essa parcela da destinação dos resultados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém saberia explicar porque é a A e não a D ou a E?
  • a) payout = dividendos por ação / lucro por ação - portanto quanto maior o payout maior será a distribuição de dividendos, isso fará com que a empresa retenha menos lucro pra financiamento de suas atividades
    d) não encontrei nada sobre a letra d)
    e) em minha opinião uma maior distribuição de dividendos atrai investidores, que estarão recebendo uma parcela boa do lucro da empresa.
    valeu

  • Artigo que explica as teorias da irrelevância e residual:

    http://www.artigonal.com/investimentos-artigos/politica-de-dividentos-3691627.html
  • Teorema de Modigliani-Miller

    De acordo com Modigliani e Miller, em mercados perfeitos (inexistência de impostos; informação simétrica; inexistência de custos de corretagem; taxas de juros iguais para investidores e empresas) a estrutursa de capital de uma empresa não afeta seu valor. Concluiram, então, que o custo de capital próprio de uma empresa alavancada é igual ao custo do capital próprio de uma empresa não alavancada na mesma classe de risco, mais um prêmio pelo risco cujo tamanho depende da diferenã entre os custos de dívida e capital próprio de uma empresa não alavancada e do montante da dívida usado.
  • A) payout = dividendo distribuído/lucro líquido do exercício. Logo, caso se tenha uma taxa elevada de payout, significa que a empresa prioriza a distribuição de dividendos, sobrando menos recursos do L.L para reinvestimento ou financiamento da empresa. (CORRETO).

    B) Primeiro, não existem critérios objetivos para a escolha da política ótima de dividendos, depende da estratégia da empresa. Por outro lado, na prática, visa-se  à MAXIMIZAÇÃO do valor de mercado das ações e não o contrário. (ERRADO).

    C) A teoria residual propõe que o dividendo deve ser um resíduo, isto é, somente seja distribuído após aproveitadas todas as oportunidades de investimento. (ERRADO).

    D) A teoria da irrelevância segue as ideias de Modigliani e Miller, que afirmam que em mercados eficientes o valor da empresa é determinado exclusivamente pela relação risco-retorno dos ativos da empresa, isto é, a política de dividendos é irrelevante e não altera o valor da empresa. Em outras palavras, a estrutura de capital é irrelevante para determinar o custo médio ponderado de capital, que é constante independente das fontes de financiamento utilizadas. (ERRADO).

    E) Essa alternativa faz referência à teoria da relevância dos dividendos. Assim, ao contrário do que afirma a assertiva, maior distribuição corrente de dividendos gera maior ESTABILIDADE e, consequentemente, MENOR incerteza aos investidores. É a teoria do "pássaro na mão". Isso significa que os dividendos correntes são menos arriscados do que os ganhos futuros e, portando, diminuem a incerteza do investimento, diminuindo o retorno exigido por acionistas e, assim, aumentando o valor da ação.(ERRADO).

  • Uma aula esse comentário. Parabéns!