SóProvas


ID
3195454
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

A teoria do "mínimo ético" pode ser reproduzida através da imagem de dois círculos concêntricos, sendo o círculo maior o da Moral, e o círculo menor o do Direito. Haveria, portanto, um campo de ação comum a ambos, sendo o Direito envolvido pela Moral. Poderíamos dizer, de acordo com essa imagem, que "tudo o que é jurídico é moral, mas nem tudo o que é moral é jurídico”.

(REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27. ed., São Paulo: Saraiva, 2009, p. 42)


Considerando o texto acima:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A) O Direito representa o mínimo de Moral entendido como obrigatório para que a sociedade possa viver harmoniosamente.

    CORRETO.

    Para a TEORIA DO MÍNIMO ÉTICO, criada por Jeremy Bentham, mas desenvolvida e propagada por George Jellinek, o Direito deve ser considerado como uma espécie DENTRO do gênero moral, por ser construído a partir de um conteúdo "mínimo de moralidade" [....]. Partindo-se da premissa de que os requisitos da lei e da moral não são equivalentes, conclui-se que "os padrões morais são comumente mais extensos e demandam mais que os padrões legais".

    FONTE: João Paulo Lordelo. Noções Gerais de Direito e Formação Humanística. Ed. Juspodivm.

  • A questão em comento demanda conhecimento de Miguel Reale, da ideia do mínimo ético e da correlação de Direito e Moral.

    A teoria dos círculos concêntricos mostra que Direito e Moral se correlacionam, de tal maneira que o círculo da Moral e do Direito tem pontos de confluência.

    Estas zonas de confluência representam o mínimo ético, ou seja, um campo defendido tanto pelo Direito, quanto pela Moral, de reprodução obrigatória pela sociedade e pelos indivíduos.


    Feitas estas considerações, nos cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. Representa o pensar mais atrelado ao texto de Miguel Reale reproduzido na questão. Com efeito, Moral e Direito se correlacionam e esta zona de confluência reproduz o mínimo ético.

    LETRA B- INCORRETA. De modo algum o pensar de Miguel Reale vai admitir que a correlação entre Direito e Moral permita a preservação de valores imorais.

    LETRA C- INCORRETA. O próprio nome já diz: é um “mínimo", ou seja, não representa a totalidade da Moral.

    LETRA D- INCORRETA. Conforme já exposto, o mínimo ético não é apenas moral, isto é, representa a confluência entre Direito e Moral.

    LETRA E- INCORRETA. Não há qualquer ligação entre mínimo ético e cultura de punitivismo no Direito.



    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A