SóProvas


ID
3196093
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em meio a crise política ocorrida na década de 1920 no Brasil, surgiu a Aliança Liberal, unindo os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, lançando Getúlio Vargas para a presidência. À frente da Aliança Liberal, Vargas defendia as seguintes pautas:
I. Voto secreto e a Justiça Eleitoral;
II. Atender às reivindicações dos operários;
III. Oferecia anistia irrestrita, esperando atrair os tenentes;
IV. Propunha restabelecer o equilíbrio entre as oligarquias paulista e mineira.
Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • IV - errado, pois Vargas queria justamente acabar com o poder das oligarquias estaduais e não restabelecer o equilíbrio. Para isso ele centralizou o poder e interveio nos governos estaduais colocando seus apoiadores.

  • GAB-B

  • Em todo o meu estudo sobre a Era Vargas, primeira vez que vejo o citado no item III. Forçou demais.

  • Filipe Augusto, estou contigo irmão.

    "NUNCA NEM VI"

    PARA REVISAR:

    Desde a década de 1920, as oligarquias sofriam com a pressão dos militares participantes do movimento tenentista e da crise econômica gerada pela retração dos negócios firmados no mercado externo. Nesse meio tempo, ficava claro que não seria possível se sustentar uma estrutura de poder focada no incentivo à agroexportação e no favorecimento dos grandes proprietários de terra. Os centros urbanos cresciam e, junto deles, uma nova leva de grupos portadores de outras demandas.

    No desenvolver da revolução, podemos ver que os participantes da Aliança Liberal e Getúlio Vargas se esforçaram para conquistar o apoio desses grupos urbanos, principalmente dos tenentes e dos trabalhadores assalariados. Entretanto, vemos que os mesmos também se apoiavam na figura de grandes proprietários que se mostravam insatisfeitos com a hegemonia paulista e mineira no governo federal. Dessa forma, não podemos relacionar o evento a um episódio marcado por grandes transformações.

    O que vemos na Revolução de 30 e ao longo da própria Era Vargas é que novos grupos teriam espaço em um cenário político que assumia feições cada vez mais heterogêneas. Operários, empresários, comunistas, profissionais liberais, militares, integralistas determinaram uma nova realidade onde o centro de decisão e debate político se voltava para os grandes centros urbanos da nação.

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Típica Questão que vai contra os ensinamentos dos Professores!

  • GABARITO= B

    IV. Propunha restabelecer o equilíbrio entre as oligarquias paulista e mineira. FALSO.

    OS MINEIROS ESTAVAM CONTRA VARGAS NA ALIANÇA LIBERAL, LOGO VARGAS ESTAVA CONTRA ELES TAMBÉM.

    QUANDO É GUERRA É 300 CONTRA 300 LKKKK

  • Alternativa B: I II III

  • item 1 - voto secreto, justiça eleitoral e voto feminino.

    item 2 - vargas se manteve sempre com politicas trabalhistas ( o pai dos pobres)

    item 3 - vargas, deu anistia aos tenentes das chamadas colunas, os mesmos que foram nomeados com interventores posteriormente.

    item 4 - vargas era forte opositor de sp, inclusive ,quando chegou ao poder, fez questão de nomear um interventos paraibano para "comandar" sp, um dos motivos da revolução constitucionalista de 1932 em sp.

  • Oferecia anistia irrestrita, esperando atrair os tenentes

    Não sabia disso!