SóProvas


ID
3196972
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em se tratando do ciclo hidrológico, e dos fenômenos adversos, naturais ou de origem antropogênica, podemos fazer as seguintes afirmações:

I. O ciclo hidrológico sujo altera a qualidade da água, consequentemente a quantidade disponível para o consumo.
II. Na América do Sul, existem cidades/regiões que dependem quase que exclusivamente da água de degelo para o seu abastecimento.
III. No processo de precipitação, a água sempre é pura (H2O).
IV. Durante o escoamento superficial, é praticamente impossível não ocorrer algum processo de erosão.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • c

  • Item C correto.

    É o único que não considera a afirmação III como verdadeira.

    A água da chuva não é considerada potável por conta da existência de substâncias contaminantes na atmosfera. Essas substâncias tóxicas estão presentes principalmente nos centros urbanos e nas cidades industriais e contaminam a água que cai com a chuva.

    Na queima de combustíveis, são liberados gases cancerígenos como o e outros poluentes. Entretanto, mesmo em cidades afastadas dos centros urbanos e de cidades industriais, o ar pode estar contaminado.

    Isso porque os poluentes podem se deslocar por longas distâncias. Além disso, a água da chuva formada no campo pode ter excesso de cálcio e potássio. Já as nuvens do litoral têm sódio em excesso. Essas substâncias podem causar hipertensão e problemas de coração, entre outros. Ou seja, em seu estado original, a água de chuva não é recomendada para consumo. Até mesmo a água da chuva armazenada em cisternas não é potável, precisa ser tratada antes.

    Fonte: https://www.ecycle.com.br/6550-agua-da-chuva-e-potavel.html