SóProvas


ID
3197209
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto executivo para interiores residenciais deve apresentar algumas plantas, como a planta baixa, paginação de piso, planta de execução e demolição, projeto executivo de interiores, planta de forro, entre outras. A planta de forro apresenta os pontos elétricos, os detalhes de gesso e os pontos de iluminação e luminárias a serem utilizados. Sobre a iluminação e a definição das lâmpadas e luminárias, deve haver a escolha do cliente e as definições técnicas por parte do profissional. Em relação à iluminação em um projeto executivo, analise as afirmações a seguir.

I. Deve-se levar em consideração o tipo de ambiente, o tempo de permanência dos usuários e as sensações desejadas.

II. Os interruptores podem ser colocados aleatoriamente no ambiente, independente do layout do espaço, visando sempre a quantidade.

III. A temperatura de cor deve variar entre 3.000 e 6.500K.

IV. A temperatura da cor conhecida com Kelvin (K) é o parâmetro estipulado para definir a tonalidade de cor de uma lâmpada.

Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • A III poderia abranger um espectro de temperatura maior.

  • A “aparência da cor” de uma lâmpada refere-se à cor aparente (cromaticidade da lâmpada) da luz que ela emite. Pode ser descrita pela sua temperatura de cor correlata. As lâmpadas normalmente são divididas em três grupos, de acordo com suas temperaturas de cor correlata (Tcp).

    Aparência da cor | Temperatura de cor correlata

    Quente | Abaixo de 3.300 K

    Intermediária | 3.300 K a 5.300 K

    Fria | Acima de 5.300 K

    A escolha da aparência da cor é uma questão psicológica, estética e do que é considerado natural. A escolha depende da iluminância, cores da sala e mobiliário, clima e aplicação. Em climas quentes geralmente é preferencial a aparência da cor de uma luz mais fria, e em climas frios é preferencial a aparência da cor de uma luz mais quente.

    Fonte: NBR/ISO 8995

    http://paginapessoal.utfpr.edu.br/vilmair/instalacoes-prediais-1/normas-e-tabelas-de-dimensionamento/NBRISO_CIE8995-1.pdf/view