- 
                                
VPN (virtual private network) 
Tecnologia que está ganhando popularidade entre grande organizações que usam a Internet global tanto para comunicação dentro da organização como entre organizações, mas qrequer privacidade em suas comunicações internas. O VPN usa o protocolo IPsec para aplicar segurança aos datagramas IP.
 
Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Forouzan
                             
                        
                            - 
                                
GABARITO B!
.
.
O protocolo IP de segurança, mais conhecido como IPsec, provê segurança na camada de rede. O IPsec protege os datagramas IP entre quaisquer entidades da camada de rede, incluindo hospedeiros e roteadores. Muitas instituições (corporações, órgãos do governo, organizações sem fins lucrativos etc.) usam o IPsec para criar redes virtuais privadas (VPNs) que trabalham em cima da Internet pública.
.
.
Redes de Computadores, Kurose, 6ª edição
                             
                        
                            - 
                                
GAB: B
 
- VPN (virtual private network) é uma tecnologia de segurança de redes de computadores que pode ser usada para permitir o acesso remoto de um usuário à intranet de uma empresa.
 
 - As VPNs utilizam o protocolo SSH (secure shell) para, por meio de criptografia, proteger o sigilo e a integridade da informação e para a autenticação da comunicação entre as organizações.
 
 - O VPN é utlizado para que dados não sejam interceptados.
- O SSL pode ser empregado para pôr em execução uma VPN que será usada na Internet.
- O uso de VPN permite a redução do custo de comunicação em corporações.
                             
                        
                            - 
                                
Correta, B
 
Virtual Private Network - VPN - é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. 
 
IPsec - Protocolo de Segurança IP - é uma extensão do PROTOCOLO IP que visa a ser o método padrão para o fornecimento de privacidade do usuário (aumentando a confiabilidade das informações fornecidas pelo usuário para uma localidade da internet, como bancos), integridade dos dados (garantindo que o conteúdo que chegou ao seu destino seja o mesmo da origem) e autenticidade das informações ou prevenção de identity spoofing (garantia de que uma pessoa é quem diz ser), quando se transferem informações através de redes IP pela internet.
 
Pertenceremos !!!