SóProvas


ID
3197977
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde os primórdios de sua existência, o homem expendeu energia físico-intelectual para converter a natureza às suas necessidades, organizando e planejando o tempo e a distribuição do trabalho. Sob esta perspectiva, o trabalho estrutura o intercâmbio social entre o homem e a natureza, revelando-se como resultado desse processo. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao ser situado na ordem do capital, o trabalho abstrato é subsumido ao caráter concreto, destinando-se, essencialmente, à produção de valores de uso.

II. Ao mesmo tempo em que o homem transforma a natureza, transforma a si mesmo, possibilitando a transição do ser biológico para o social.

III. O processo de trabalho é caracterizado por ser uma relação mediada e consciente entre sujeito e objeto e, por isso, não requer a utilização de meios e a fixação de objetivos para alcançar resultados.

IV. É possível afirmar que o trabalho é exclusivamente humano, pois, através da prévia ideação, o homem elabora na mente sua construção antes de transformar a realidade.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I - Ao ser colocado na ordem do capital o trabalho abstrato(valor) não é colocado como trabalho concreto por isso ele não pode produzir valores de uso.

    trabalho abstrato - substância de valor;

    trabalho útil ou concreto - criador de valor de uso;

    II - Assim, entre o ser social e a natureza existe uma relação que se estabelece a partir do trabalho e das necessidades do homem para manter sua existência. Ao mesmo tempo em que ele transforma a natureza, transforma a si mesmo, possibilitando a transição do ser biológico para o social. Daí, a afirmação de LUKÁCS (2004), de que o trabalho possui um caráter expressamente transicional.

    III - Porém, a produção de mercadorias e, conseqüentemente, de capital só pode efetivar-se quando o capitalista compra a força de trabalho e esta encontra os meios de produção necessários para atingir os objetivos do capitalista.

    IV - É possível afirmarmos, então, que trabalho é exclusivamente humano, pois existe “planejamento que antecede a ação” (LESSA, 2007, p. 37). Ou seja, o homem elabora na mente sua construção antes de transformar a realidade. Assim, o homem se diferencia do animal através da prévia ideação do trabalho que será realizado.

  • Trabalho concreto: Valor de uso

    trabalho abstrato: Valor de troca