SóProvas


ID
3198385
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Movido pela República do Paraguai contra o Brasil, Argentina e Uruguai, iniciado em 27/12/1864 e terminado em 01/03/1870 com a morte do Presidente do Paraguai, Marechal Francisco Solano Lopez, em Cerro-Corá, foi um dos episódios mais importantes durante o segundo império. Estamos falando do(a):

Alternativas
Comentários
  • GAB-E

  • Letra E

    O enunciado trata da Guerra do Paraguai

    Aconteceu no 2º Reinado

    A batalha era entre Paraguai VS Tríplice Aliança (Uruguai, Brasil e Argentina)

    Motivo -> Desenvolvimento do Paraguai e a Ditadura

    No Brasil, governo de D. Pedro II

    No Paraguai, governo do Solano Lopez

    "Alô, é da Polícia? Tem um cara gato na minha casa! Ah, espera, sou eu mesmo" - Jhonny Bravo

  • em 1964, o Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Triplice-Alianca para derrotar o boçal Solano Lopez na Guerra do Paraguai e na famosa Batalha Naval do Riachuelo.

  • Cuidaaaaado ...

    A Historiografia da Guerra do Paraguai sofreu mudanças profundas desde o desencadeamento do conflito. Durante e após a guerra, a historiografia dos países envolvidos, para muitos, limitou-se a explicar suas causas como devida apenas à ambição expansionista e desmedida de Solano López.

    Entretanto, desde o início da guerra houve forte movimento apontando o conflito como responsabilidade do Império do Brasil e da da Argentina Mitrista. Nesta leitura, descaram-se intelectuais federalistas argentinos e uruguaios, como Juan Bautista Alberdi. No Uruguai, destacou-se a crítica de Luis Alberto de Herrera.

  • LETRA E

    guerra do paraguai!