SóProvas


ID
3198766
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre Responsabilidade Civil do Estado, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O servidor responde administrativamente pelos ilícitos administrativos definidos na legislação estatutária e que apresentam os mesmos elementos básicos do ilícito civil: ação ou omissão contrária à lei, culpa ou dolo e dano. MSZDP

  • Lembrando que nem sempre haverá dano, haja vista que o Estado pode ser responsável por atos lícitos.

  • Tentando simplificar sua vida, Nobre!

    A responsabilidade civil do estado possui três elementos importantes para sua avaliação:

    Conduta-------Nexo---------Dano

    Atenuante: Culpa concorrente (Hipótese em que a culpa é dos dois)

    A) Por mais óbvio que pareça, precisamos recordar que a responsabilidade em regra é objetiva (Art.37) e abre margem para outras teorias como no caso da omissão (segundo o STJ 'em regra' subjetiva)

    C) Para fins de aprendizado a teoria que afirmava isso é denominada a irresponsabilidade estatal já apareceu em prova com os seguintes nomes: teoria feudal, regalista ou regaliana.

    D) Quando o servidor público atua faz as vezes do órgão o qual representa esta é a segunda vertente do princípio da impessoalidade.

    "quando o agente público atua, não é a pessoa do agente quem pratica o ato, mas o Estado - órgão que ele representa." Carvalho.

    E) Quando fica demonstrado que o servidor agiu com dolo ou culpa o estado tem o direito de entrar contra ele por meio de uma ação de regresso. Não esqueça do pequeno detalhe que esta ação de regresso prescreve em 3 anos.

    = Responsabilidade Subjetiva

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Questão Molezinha!!!

  • A questão indicada está relacionada com a Responsabilidade Civil do Estado.

     

     

    A)     INCORRETA. A responsabilidade civil do Estado é objetiva e a responsabilidade dos agentes é subjetiva.

     

    B)     CORRETA. Os pressupostos da responsabilidade civil do Estado são fato administrativo (conduta comissiva ou omissiva conferida ao Poder Público), dano e nexo casual.

     

    C)     INCORRETA. O Estado possui responsabilidade civil objetiva, nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

     

    D)    INCORRETA. O Estado responde pelos danos que os seus servidores causarem a terceiros e tem o direito de regresso contra o responsável nas situações de dolo ou de culpa, nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988.

     

    E)     INCORRETA. De acordo com o artigo 37, § 6º, da Constituição Federal de 1988, existe direito de regresso contra o servidor responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

     

    Gabarito do Professor: B)

  • CONDUTA -> NEXO CAUSAL -> DANO.